Turismo: Pauliteiros de Miranda animaram a feira de turismo em Valladolid

As danças dos Pauliteiros de Miranda, a degustação da bola doce mirandesa e os vinhos da cooperativa Ribadouro representaram o concelho de Miranda do Douro, na XXVI INTUR – Féria Internacional del Turismo de Interior, que foi visitada por 30 mil pessoas, em Valladolid (Espanha), entre os dias 16 a 19 de novembro.

No sábado, dia 18 de novembro, os pauliteiros de Miranda – Sendim animaram a Feira de Turismo de Interior, em Valladolid (Espanha).

Na vizinha Espanha, a INTUR – Féria Internacional del Turismo de Interior é considerada a principal feira deste setor e visa dar a conhecer as atrações naturais, culturais e da enogastronomia das regiões participantes. Na edição deste ano, a INTUR reuniu mais de mil destinos turísticos, representados por comunidades autónomas, cidades, províncias, municípios, freguesias, empresas de turismo rural e outras.

De acordo com a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, a participação neste certame internacional tem como propósito promover o território no mercado espanhol e resulta de uma iniciativa conjunta dos nove municípios que integram a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TT).

“O mercado espanhol é muito importante para Miranda do Douro, dada a nossa proximidade geográfica com Espanha. Por isso, somos assíduos participantes nesta montra internacional de turismo de interior, que decorre anualmente, em Valladolid, uma cidade com 300 mil habitantes. Na feira deste ano tivemos a oportunidade de dar a conhecer ao público espanhol algumas atrações do nosso concelho e da nossa cultura, como são os pauliteiros de Miranda, a bola doce mirandesa e os vinhos da cooperativa Ribadouro”, justificou.

Segundo o secretário dos Pauliteiros de Miranda – Sendim, Telmo Ramos, no sábado, dia 18 de novembro, em Valladolid, o grupo de pauliteiros sendineses começou por dançar no parque da feira, junto ao stand da CIM-TT, para depois percorrer todo o espaço da feira, oferecendo vários “lhaços” ou danças aos visitantes.

Num espaço com mais de 38 mil metros quadrados de superfície, estavam representadas todas as regiões de Espanha e várias regiões de Portugal, entre as quais a CIM- Terras de Trás-os-Montes e as comunidades intermunicipais do Alto Tâmega, da Guarda, de Lisboa e até do Algarve.

De todas estas regiões havia operadores turísticos, agências de viagens e prestadores de serviços que procuraram promover junto dos visitantes os seus destinos turísticos.

De acordo com Telmo Ramos, a promoção do concelho de Miranda do Douro culminou com a atuação dos pauliteiros na Plaza Mayor de Valladolid.

“Na praça central de Valladolid, atuámos para uma multidão de pessoas, que ficaram maravilhadas com as danças dos pauliteiros. No final, o público ficou tão impressionado que quis saber da nossa proveniência, pelo que aproveitámos a oportunidade para os convidar a visitar a Terra de Miranda”, concluiu.

A INTUR – Feira de Turismo de Interior é um certame anual, que decorre em Valladolid (Espanha) e contempla três vertentes: mercado de negócios, área de exposição e sessões de formação, onde é analisado o impacto económico do turismo e os fatores para a promoção no estrangeiro.

Fotos e vídeo: Pauliteiros de Miranda – Sendim

HA

Deixe um comentário