Cultura: XI Bienal da Máscara destaca papel da mulher
Entre 23 e 25 de novembro, o papel da mulher vai estar em destaque na XI edição da Bienal da Máscara – Mascarte, que vai decorrer em Bragança.
Nesta edição, o destaque vai para o “empreendedorismo cultural e criativo, realçando o papel dos artesãos e de projetos diferenciadores e aglutinadores, bem como refletir sobre os desafios colocados às Associações de caretos e comunidades locais, na preservação e continuidade dos rituais”, com o foco na valorização do papel da mulher, explicou a câmara de Bragança, em comunicado.
“São conhecidas por Filandorra, Madama, Velha ou Beilha, Sécia ou Mascarinha e assumem, desde sempre, um importante papel na tradição das Mascaradas no distrito de Bragança e na província de Zamora”, acrescentou o mesmo comunicado.
O ponto alto do evento está agendado para sábado à tarde, dia 25 de novembro, com o desfile pelas ruas de Bragança, que vai acabar com o espetáculo da Queima do Mascareto. Este ano, a final chama-se “A deusa da roca e do fuso” e acontece no Largo do Castelo de Bragança.
Fonte: Lusa