Constantim: IX Jornadas Micológicas dão a conhecer os cogumelos silvestres do concelho

No próximo Domingo, dia 12 de novembro, em Constantim, vão realizar-se as IX Jornadas Micológicas, que consiste num passeio de campo para apanha de cogumelos silvestres, seguido de um almoço convívio e uma exposição final para identificação das espécies recolhidas.

O outono e a chuva caraterística desta estação do ano propiciam o surgimento de cogumelos silvestres, como os boletos, as marifusas, as sanchas, os locatários, entre outras espécies.
Com o objetivo de estudar, preservar e valorizar este recurso local, o município de Miranda do Douro, promove, anualmente, as jornadas micológicas. Ao longo desta jornada, os participantes têm a oportunidade de conhecer a biodiversidade micológica existente no concelho e saber mais sobre a exploração sustentável deste recurso natural.

Em Miranda do Douro existe mesmo o “Ecocentro Micológico Terra de Miranda”, um espaço que tem por missão dar a conhecer e valorizar os cogumelos silvestres existentes no território.

A par do valor ambiental e ecológico, os cogumelos silvestres são também um produto com elevado valor económico, dada a sua utilização na gastronomia. Neste âmbito, os cogumelos comestíveis são considerados alimentos ricos em água, vitaminas e minerais essenciais, tais como o fósforo, magnésio, cobre e selénio.

As IX Jornadas Micológicas são uma iniciativa conjunta entre o município de Miranda do Douro, a CoraNE – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, a Xixorra – Associação Micológica da Terra Fria e a União de Freguesias de Constantim e Cicouro.

A inscrição nas IX Jornadas Micológicas é gratuita e obrigatória, devendo ser feita presencialmente no Gabinete de Apoio ao Agricultor e Desenvolvimento Rural, situado no Largo do Castelo, em Miranda do Douro ou através do seguinte e-mail: ecomicologico.miranda@cm-mdouro.pt, indicando o nome completo, n.º CC/BI, data de nascimento e contacto telefónico.

HA

Deixe um comentário