Futsal: Mirandeses conquistaram a primeira supertaça da sua história
O Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) conquistou a primeira supertaça distrital da sua história, ao vencer por 5-2, a Escola de Futsal Arnaldo Pereira (EFAP), no jogo realizado na tarde de sábado, dia 23 de setembro, no pavilhão municipal, em Macedo de Cavaleiros.
No jogo, os brigantinos começaram melhor e logo no final do primeiro minuto, Daniel Alves, num remate cruzado junto a linha final, surpreendeu a defesa mirandesa, inaugurando assim o marcador 0-1.
Seguiram-se depois vários minutos de um jogo muito intenso, com ambas as equipas a procurarem defender bem, para depois sair em transições rápidas em direção à baliza adversária.
Aos 8 minutos, na sequència de uma boa jogada coletiva dos mirandeses, Nickas isolou-se diante do guardião bragançano, mas em vez do remate optou por um passe que não teve destinatário.
O golo do empate surgiu aos 15′, na sequência de uma recuperação de bola do mesmo Nickas. O jogador mirandês efetuou depois um passe vertical para a área adversária, onde estava Vitor Hugo, que num toque subtil enganou o guarda-redes adversário e fez o 1-1.
O golo do empate transmitiu confiança aos mirandeses e dois minutos depois, aos 17′ adiantaram-se mesmo no marcador, fazendo o 2-1, por intermédio de Castro, ao concluir com êxito um canto marcado por Diogo.
Antes do intervalo, destaque para uma grande defesa de Pina, que assegurou a vantagem no marcador dos mirandeses.
No reatar da 2ª parte, a equipa de Miranda do Douro entrou melhor e aos 22′, numa iniciativa individual, Diogo, rematou rasteiro para o poste mais distante do guardião brigantino, aumentando o marcador para 3-1.
Um minuto depois, Vitor Hugo, consolidou a vantagem, ao bisar e fazer o 4-1, após um bom entendimento com o companheiro de equipa, Castro.
Em desvantagem de golos, a equipa da Escola de Futsal Arnaldo Pereira bem tentou ir à procura de golos, mas os mirandeses defenderam com muita solidez e acerto.
O marcador só viria a ter alterações perto do final do jogo, quando aos 39 minutos, Nickas fez o 5-1, num remate de longe, a aproveitar a baliza desguarnecida dos brigantinos, que entretanto jogavam num cinco contra quatro.
O 5-2 final surgiu a 15 segundos do fim do jogo, por intermédio de Tiago Araújo.
Com esta vitória, o Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) conquistou a primeira supertaça distrital da sua recente história. Recorde-se que o CDMD foi constituído a 31 de agosto de 2022.
Equipas:
Clube Desportivo Miranda do Douro (CDMD): Pina, Vitor Hugo, Nickas, Castro, Guilherme, Renato, Dinis, André, Caio, Couto, Davide, Chuva, Diogo, Ricardo e Ângelo.
Treinador: Vitor Hugo
“Não entrámos bem no jogo, estivemos algo receosos de ter a bola. Mas com o decorrer do jogo corrigimos o nosso posicionamento, melhoramos a agressividade defensiva e conseguimos concretizar a reviravolta no marcador antes do intervalo. Na segunda parte, fomos superiores pois estivemos muito mais concentrados e agressivos sobre a bola, o que nos permitiu adquirir uma vantagem confortável até ao final do jogo. Estamos muito satisfeitos com a vitória e a conquista da supertaça distrital” – Vitor Hugo.
Escola de Futsal Arnaldo Pereira: José Amaro, Edgar, Tiago Araújo, Bruno Felisberto, Daniel Alves, Rui Fernandes, Arnaldo Pereira, Daniel Salvador, Carlos Fernandes, Valdir Ramos, Clóvis Neto e Abel Alho.
Treinador: Manuel Rodrigues.
“Começámos bem e fizemos uma boa primeira parte. Mas na segunda parte entramos desconcentrados, sem intensidade e o Miranda dilatou a vantagem, o que complicou ainda mais a nossa tarefa. Ainda assim, dou os parabéns aos meus jogadores, pois estamos a formar uma nova equipa dadas as muitas saídas do plantel. Para a época 2023/2024, o nosso objetivo é continuar a formar jovens jogadores” – Manuel Rodrigues.
António Parente, juntamente com a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, entregaram a supertaça distrital ao Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD). O antigo jogador, que passou por clubes como o FC Mãe de Água e os Pioneiros de Bragança, chegou a ser o melhor marcador do campeonato nacional de futsal. O ex-atleta afirmou que o futsal é uma modalidade com futuro no distrito de Bragança. "O futsal desenvolve nos praticantes a capacidade de pensar e executar com rapidez. E exige uma boa preparação física dos atletas, pois no jogo estão em constante movimento", disse.



HA