Picote: Festa das línguas dedicada ao mirandês e ao asturo-leonês
Já está definido o programa da “I Fiesta de las Lhénguas”, um evento cultural (e desportivo) que vai decorrer em Picote, no fim-de-semana de 22, 23 e 24 de setembro e tem como grande objetivo debater e encontrar caminhos comuns, na defesa e preservação das línguas minoritárias, como são o mirandês e o asturo-leonês.
Na perspectiva do presidente da freguesia de Picote, Jorge Lourenço, o evento “Fiesta de las Lhénguas”, organizado pela FRAUGA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote, tem por objetivo celebrar a diversidade linguística e a multiculturalidade que existe em toda a Europa.
“Dado que a 23 de setembro se celebra o Dia do Multilínguismo e a 26 de setembro se assinala o Dia Europeu das Línguas, a FRAUGA, pela sua responsabilidade na defesa e promoção da língua mirandesa, pretende celebrar e diversidade linguística e cultural, com a organização deste evento”, disse.
Nesta primeira edição, a festa das línguas, em Picote, vai dar destaque ao mirandês e ao asturo-leonês.
“Gostaríamos de aproveitar esta reunião para escutar, conhecer e debater, os problemas das diferentes realidades culturais e linguísticas de cada região. Por outro lado, este encontro também pode propiciar a aprendizagem e o trabalho conjunto entre as várias associações culturais, na defesa e promoção das línguas minoritárias”, disse.
O evento que se inicia na tarde de sexta-feira, dia 22 de setembro, vai oferecer aos visitantes várias atividades como workshops das línguas, conferências e palestras, concertos de música, atividades lúdicas e jogos tradicionais.
“Em Picote, vão ser instalados vários espaços para que as associações culturais convidadas, possam expor e mostrar o trabalho que realizam na defesa e promoção da língua da sua região”, disse.
Na tarde de sexta-feira, a “Fiesta de las Lhénguas” vai contar com a visita dos alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD), tendo também sido convidados os agrupamentos de Mogadouro e de Vimioso.
“No final da tarde (18h30), vai ser apresentado o roteiro turístico “Travisco”, sobre a localidade Picote, que utiliza uma aplicação informática (app) e está traduzido em mais de 30 línguas”, indicou.
No serão de sexta-feira, os participantes na festa das línguas vão ser presenteados com os concertos musicais dos artistas “José Manuel Sabugo Álvarez” e do dueto luso-castelhano “Músicas de la Raia”.
“Os concertos de sexta-feira e de sábado visam realçar que a música é um instrumento muito eficaz na defesa e divulgação das línguas. No futuro, para além da música, gostaríamos de incorporar no evento outras artes, como o teatro, pois também reflete a cultura local e é um modo de transmissão do património linguístico”, avançou.
No sábado, dia 23 de setembro, a festa das línguas prossegue às 10h30 da manhã, no Ecomuseu Terra Mater, com a realização de várias conferências, protagonizadas pelas associações convidadas, que terão oportunidade de dar a conhecer o trabalho que desenvolvem na defesa e promoção da língua, nos seus territórios.
Com o propósito de dar a conhecer a Terra de Miranda, no decorrer do evento vão ser exibidas em Picote, as raças autóctones da região, como são os ovinos da raça churra galega mirandesa, os bovinos mirandeses e os burros da raça asinina Miranda.
“No que concerne ao ambiente, vão estar presentes expositores do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) e da Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica”, informou.
O autarca de Picote sublinhou que a “Fiesta de las Lhénguas” pretende ser um evento diferenciador e em futuras edições, gostariam de convidar outras comunidades linguísticas da Europa.
Segundo o presidente de freguesia, Jorge Lourenço, o desporto é uma atividade que promove o encontro de pessoas de várias regiões e por conseguinte o convívio cultural e linguístico.
“Em plena época das vindimas e tendo em consideração os mais de 10 mil turistas que visitaram Picote neste verão, esperamos uma grande afluência de pessoas no fim-de-semana de 22, 23 e 24 de setembro”, prevê.
A I edição da “Fiestas de las Lhénguas” é coorganizada pela FRAUGA e pela freguesia de Picote e conta com os apoios do município de Miranda do Douro e do Grupo Prezero.
Fiesta de las lhénguas Bozes i falas ne l spácio sturo-lhionés Picuote – Tierra de Miranda | 2023 22, 23 i 24 de Setembre PROGRAMA: 22 de setembro (Sesta) 14:00 – Abertura: Bien-benidas Presidente de la Cámara Municipal de Miranda de l Douro Presidente de la FRAUGA Presidente de la Junta de Felegresie de Picuote 14:30 – Besita als spácios de las lhénguas i anstituiçones 15:00 – Besita de ls alunos de las scolas de la Tierra de Miranda 18:30 – Apresentaçonde l Projecto TRAVIZCO: Caminos de Picuote 22:00 – Cuncertos de música - José Manuel Sabugo Álvarez i - Músicas de la Raia 23 de Setembro (Sábado) 10:00 – Música pu las rues i abertura de ls spácios La boç de las lhénguas: spácio a las associaçones i anstituiçones (Ecomuseu Tierra Mater) 10:30 - Iniciativa pol Asturianu: “De güeles a nietes. El retu de la tresmisión xeneracional del asturianu” (apresentado por Nicolás Bartolomé); 11:00 – Associaçon Faceira: “La situación actual del llionés y el llabor de l'asociación Faceira”, Ricardo Chao; 15:00 – Associaçon Tanxilde #: "O Portexo lengua falada nun solo lugare " (Francisco Blanco Corrales 15:30 - Academia de la Llingua Asturiana: “Academia de la Llingua Asturiana: historia, funciones y planes de futuru” (Xosé Ramón Iglesias Cueva, Secretariu de l’ Academia): 16:00 - Associaçon FRAUGA: La fraga, la frauga i l mirandês: 30 anhos cun la lhéngua i la cultura mirandesa (António Bárbolo Alves) - 22:00 – Cuncerto de música: Trasga 24 de Setembro (Deimingo) 09:00 – Ultra-trail Tierra de Miranda
HA