Campo de Víboras: Inaugurado “Padrão aos Missionários da Boa Nova”

No sábado, dia 19 de agosto, foi inaugurado na aldeia de Campo de Víboras, em Vimioso, um monumento dedicado aos Missionários da Boa Nova, uma obra realizada pelos antigos alunos, com o propósito de homenagear e agradecer a educação recebida nos seminários das missões.

A benção e inauguração do “Padrão aos Missionários da Boa Nova” foi presidida pelo bispo emérito, Dom António Montes.

Na inauguração do monumento participaram cerca de 200 pessoas, entre eles, antigos alunos (e familiares) dos seminários da Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN). Um destes alunos, António Padrão, informou que o monumento edificado na localidade de Campo de Víboras é fruto da vontade de vários antigos alunos que estudaram nos seminários de Tomar, Cernache do Bonjardim, Cucujães, Valadares e Fátima.

“Há 50 anos entrei para um dos seminários da Boa Nova, juntamente com outros companheiros. Com este monumento queremos agradecer aos missionários, a formação e a educação recebidas no percurso da nossa juventude e que foram tão importantes e úteis ao longo da nossa vida”, justificou.

António Padrão, como membro da Associação Regina Mundi (ARM) disse ainda que o monumento agora inaugurado, deve ser motivo de louvor, meditação e gratidão a Deus e a Nossa Senhora da Boa Nova.

O encontro dos antigos alunos da Boa Nova, no Campo de Víboras, contou com a participação online do bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida.

Na videoconferência sobre o “Impacto dos seminários das missões na formação dos alunos, dos territórios do nordeste de Portugal”, D. Nuno Almeida, afirmou que o encontro anual dos antigos alunos da Boa Nova é um motivo esperança.

“Os antigos alunos da Boa Nova receberam nos seminários dons espirituais, humanos e culturais, que são os tais bens que não envelhecem e constituem a verdadeira riqueza. Que o seu exemplo continue a inspirar as novas gerações”, disse.

Na cerimónia, em Campo de Víboras, marcaram presença o bispo emérito de Bragança-Miranda, Dom António Montes, do superior geral da Boa Nova, padre Adelino Ascenso, acompanhado dos missionários Augusto Farias e Luís Vieira e do presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, entre outras personalidades.

Na sua intervenção, bispo emérito, Dom António Montes, referindo-se às mudanças ocorridas na sociedade e na igreja, realçou que embora os seminários atualmente não tenham tantos alunos como no passado, hoje a formação dos seminaristas é mais personalizada e aprofundada.

Por sua vez, o superior geral dos Missionários da Boa Nova, o padre Adelino Ascenso, numa alusão aos jovens evocou as recentes Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa, e destacou que este acontecimento foi “um veio de esperança, que deve alimentar a igreja, sobretudo nos momentos de desânimo”.

Na sua intervenção, o superior geral da Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN) agradeceu o gesto de homenagem dos antigos alunos, pela edificação do monumento dedicado a Nossa Senhora e aos missionários.

Após a conferência, seguiu-se a benção e inauguração do “Padrão aos Missionários da Boa Nova”. O novo monumento incorpora a imagem de Nossa Senhora da Boa Nova, no topo tem uma cruz e num dos lados está afixada uma placa, com informações sobre o acto da inauguração e duas orações.

O acto da inauguração prosseguiu depois com a celebração da eucaristia, presidida pelo bispo emérito, Dom António Montes. Na homília, o antigo bispo de Bragança-Miranda, destacou a universalidade da Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN), que continua presente em países como Portugal, Angola, Moçambique, Brasil e Japão.

“Agradecemos a Deus, o trabalho fecundo dos missionários da Boa Nova, não só na formação de padres, religiosos e religiosas, mas também na educação de tantos jovens e leigos, que nas várias esferas da sociedade vivem e trabalham segundo os valores do Evangelho de Cristo”, enalteceu.

Concluída a celebração, seguiu-se o almoço-convívio entre todos os participantes. Durante a tarde, houve várias intervenções dos membros da Associação Regina Mundi (ARM), intercaladas com as atuações musicais do grupo de Cantares D’Antanho e do missionário da SMBN, padre Luís Vieira. O encontro dos antigos alunos da Boa Nova encerrou com a apresentação do livro “Diário das Redes Sociais”.

O projeto de construção do “Padrão aos Missionários da Boa Nova” foi um trabalho conjunto entre António Padrão, o arquiteto Jorge Prada e o engenheiro Pinto Miranda, que contou com os apoios do município de Vimioso e da freguesia do Campo de Víboras.

HA

Deixe um comentário