Miranda do Douro: Dom Nuno Almeida visitou a cidade

No âmbito das comemorações dos 478 anos da Cidade de Miranda do Douro, o novo bispo da diocese de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, visitou pela primeira vez a cidade e presidiu à celebração da eucaristia, no Domingo, dia 9 de julho, na concatedral.

A presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, deu as boas-vindas, ao novo bispo de Bragança-Miranda.

Nesta primeira visita à cidade de Miranda do Douro, Dom Nuno Almeida, foi recebido pela presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, e juntamente com as autoridades locais participou na homenagem aos Antigos Combatentes.

De seguida, o prelado acompanhou o desfile dos estandartes e das cruzes, desde a sede da freguesia de Miranda do Douro até à concatedral, para aí presidir à Eucaristia. No início da celebração, o pároco de Miranda do Douro, o padre Manuel Marques, deu as boas vindas ao 45º bispo da diocese de Bragança-Miranda e deu a conhecer a oferta de uma cadeira para o prelado, feita pelo artesão de Cicouro, Moisés Fernandes.

Dirigindo-se à assembleia, Dom Nuno Almeida, agradeceu a oferta e começou por dizer que aceitou o cargo de bispo da diocese de Bragança-Miranda, como “aquele que vem para servir”.

Na homília ao Evangelho do XIV Domingo do Tempo Comum, o bispo diocesano, destacou a importância do descanso e do repouso para enfrentar a vida.

“No nosso dia-a-dia precisamos de tempos de descanso, de silêncio, de encontro com Deus. Pois só Ele nos descansa, só Ele dá resposta às nossas dores, inquietações e esperanças”, disse.

Dom Nuno Almeida referiu-se ainda à necessidade de cultivar as virtudes de Jesus, como a humildade e a serenidade.

“Para melhor enfrentar os problemas há que pedir ao Senhor, a humildade e a serenidade. E Deus certamente vai ajuda-nos a simplificar, o que parece complicado”, disse.

“No nosso dia-a-dia precisamos de tempos de descanso, de silêncio e de encontro com Deus. Pois só Ele nos descansa, só Ele dá resposta às nossas dores, inquietações e esperanças”- Dom Nuno Almeida.

Na conclusão da homília, o bispo de diocese de Bragança-Miranda dirigiu-se aos jovens e convidou-os a participar com alegria nas Jornadas Mundiais da Juventude, que vão decorrer de 1 a 6 de agosto, em Lisboa.

No final da celebração religiosa, a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, ofereceu a Dom Nuno Almeida, uma Capa d’ Honras Mirandesa.

Perfil

Nuno Manuel dos Santos Almieda, nasceu a 1 de agosto de 1962, em Sátão, na diocese de Viseu. Após o exame da 4ª classe ingressou no seminário de São José, em Fornos de Algodres. Concluiu o curso de Teologia, no seminário maior de Viseu, no ano letivo de 1983-1984.

Foi ordenado sacerdote no dia 19 de outubro de 1986.

Em novembro de 2015 foi nomeado bispo auxiliar de Braga, tendo recebido a ordenação episcopal a 31 de janeiro de 2016, na Sé de Braga.

A 19 de maio de 2023, o Papa Francisco nomeou Dom Nuno Almeida, como bispo da diocese de Bragança-Miranda.

HA

Deixe um comentário