Vimioso: Concerto da Banda de Música da Força Aérea impressionou a população

No serão do dia 26 de junho, a Banda de Música da Força Aérea Portuguesa esteve em Vimioso, para presentear a população local com um concerto, no pavilhão multiusos, inserido nas comemorações do 71º aniversário da Força Aérea Portuguesa.

A Banda de Música da Força Aérea Portuguesa foi criada em 31 de dezembro de 1957.

As comemorações do 71º aniversário da Força Aérea Portuguesa estão a decorrer em Bragança, de 24 de junho até ao dia 2 de julho e neste âmbito, a Banda de Música da Força Aérea Portuguesa está a realizar vários concertos pelos municípios do distrito.

Assim sendo, no passado dia 26 de junho, os militares e músicos da Força Aérea Portuguesa atuaram no pavilhão multiusos, em Vimioso, onde marcaram presença cerca de 300 pessoas para assistir ao espetáculo.

De acordo com a vereadora da cultura do município de Vimioso, Carina Lopes, a presença da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa era um espetáculo imperdível, dado o gabarito desta formação musical.

“Não obstante, o concerto ter sido realizado no serão de uma segunda-feira, o município quis aproveitar esta oportunidade e presentear a população local com a atuação da conceituada Banda de Música da Força Aérea Portuguesa”, disse.

Segundo o maestro da banda, o major, António Rosado, a Banda de Música da Força Aérea Portuguesa foi criada em 31 de dezembro de 1957 e tem como missão participar nas cerimónias militares e contribuir para a divulgação musical em todo o país e também no estrangeiro.

“Dentro da Força Aérea existem várias especialidades, entre as quais a música e a nossa missão é proporcionar momentos de alegria às pessoas”, disse.

Em Vimioso, o concerto iniciou-se com a interpretação de uma marcha. Ao longo da atuação, os militares da Força Aérea interpretaram várias correntes musicais, entre os quais as tradicionais canções populares portuguesas, como o “Malhão, malhão”, “Menina estás à janela” e até temas de rock, dos Xutos e Pontapés. O concerto encerrou com uma marcha militar.

Sobre as atuações pelo distrito de Bragança, o major António Rosado, acrescentou que outro dos objetivos é despertar nos mais jovens o interesse e o gosto pela música.

Questionado sobre as mais-valias da carreira militar, o major da Força Aérea Portuguesa destacou a formação assente em valores como a disciplina, a lealdade e a camaradagem.

“Ingressei na Força Aérea em 2002 e é uma grande honra servir esta instituição e porconseguinte o país. Para ingressar na Força Aérea, há que estar atentos à abertura de vagas e preparar-se para a realização de provas físicas, teóricas e práticas. Assim, como para os exames psicológicos e médicos”, disse.

Os concertos da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa prosseguem no dia 28, em Mogadouro. Na sexta-feira, dia 30 de junho, a conceituada banda de música vai atuar no jardim do Arquivo Municipal, em Miranda do Douro, às 21h30.

No sábado, 1 de julho é o dia em que a Força Aérea celebra os 71 anos. Neste dia realiza-se o concerto oficial pela Banda de Música da Força Aérea, no Teatro Municipal de Bragança.

No último dia das comemorações, domingo, 2 de julho, celebra-se a Missa de Ação de Graças e Sufrágio, na Catedral de Bragança. As comemorações do aniversário da Força Aérea, em Bragança, encerram no final da tarde de Domingo, com o arriar das Bandeiras Nacional, do Município e da Força Aérea.

HA

Deixe um comentário