Miranda do Douro: Olímpiadas Desportivas interrompidas devido à chuva

Na tarde de Domingo, dia 28 de maio, o Santuário de Nossa Senhora do Naso, na Póvoa, foi o recinto das Olímpiadas Desportivas, o campeonato de jogos tradicionais do concelho de Miranda do Douro, que este ano reuniu cerca de 300 participantes das várias freguesias e que teve de ser interrompido devido à chuva.

A corrida do saco foi uma alegria para os mais novos.

Em Miranda do Douro, o campeonato dos jogos tradicionais é organizado pelo município, com o duplo objetivo de preservar este património cultural e proporcionar momentos de convívio entre as diferentes gerações.

Segundo o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, esta iniciativa é uma oportunidade de socialização e aprofundamento do sentimento de pertença.

“Os jogos coletivos tradicionais estão a cair em desuso e importa transmitir esta herança cultural aos mais jovens para assegurar a sua preservação”, justificou.

Assim, ao longo da tarde de Domingo, os mirandeses e mirandesas, entre adultos, jovens e crianças, competiram entre si, em jogos como a sueca, chincalhão, dominó, a relha e a corrida de sacos.

A meio da tarde, as Olímpiadas Desportivas tiveram que ser interrompidas devido à chuva. Até esse momento, estavam apurados os vencedores dos seguintes jogos tradicionais:

Sueca: 1º lugar: Genísio; 2º lugar: Miranda
Chincalhão: 1º lugar: Miranda; 2º lugar: Genísio
Dominó: 1º lugar: Sendim; suplente: Malhadas
Relha: 1º lugar: Sendim; suplente: Palaçoulo
Corrida de sacos (6-13 anos): 1º lugar: Miranda; suplente: Palaçoulo
Corrida de sacos (14-17 anos): Miranda; suplente: Palaçoulo



No campeonato concelhio de Miranda do Douro, faltam ainda realizar os seguintes jogos tradicionais: fito, ferro, pedra, raiola (masculino e feminino) e tração à corda.

De acordo com o município, as Olímpiadas Desportivas vão ser retomadas no Domingo, dia 11 de junho, no recinto do Santuário de Nossa Senhora do Naso, com a realização dos jogos em falta.

Recorde-se que o Campeonato dos Jogos Tradicionais é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal – Terras de Trás-os-Montes (CIM-TT), na qual participam os nove concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

O Campeonato de Jogos Tradicionais decorre em duas fases. Na primeira fase, realiza-se a competição dentro de cada concelho. Posteriormente, as equipas vencedoras de cada concelho competem, entre si, na final distrital, que este ano vai realizar-se em Vila Flor, no dia 18 de junho.

O projeto do “Campeonato dos Jogos Tradicionais “ integra a iniciativa “Cultura para Todos”, aprovada pelo Programa Operacional NORTE 2020.

O recinto do Santuário de Nossa Senhora do Naso reuniu cerca de 300 participantes, nos jogos tradicionais, do concelho de Miranda do Douro.

HA

Deixe um comentário