Miranda do Douro: Olímpiadas Desportivas interrompidas devido à chuva
Na tarde de Domingo, dia 28 de maio, o Santuário de Nossa Senhora do Naso, na Póvoa, foi o recinto das Olímpiadas Desportivas, o campeonato de jogos tradicionais do concelho de Miranda do Douro, que este ano reuniu cerca de 300 participantes das várias freguesias e que teve de ser interrompido devido à chuva.
Em Miranda do Douro, o campeonato dos jogos tradicionais é organizado pelo município, com o duplo objetivo de preservar este património cultural e proporcionar momentos de convívio entre as diferentes gerações.
Segundo o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, esta iniciativa é uma oportunidade de socialização e aprofundamento do sentimento de pertença.
“Os jogos coletivos tradicionais estão a cair em desuso e importa transmitir esta herança cultural aos mais jovens para assegurar a sua preservação”, justificou.
Assim, ao longo da tarde de Domingo, os mirandeses e mirandesas, entre adultos, jovens e crianças, competiram entre si, em jogos como a sueca, chincalhão, dominó, a relha e a corrida de sacos.
No campeonato concelhio de Miranda do Douro, faltam ainda realizar os seguintes jogos tradicionais: fito, ferro, pedra, raiola (masculino e feminino) e tração à corda.
Recorde-se que o Campeonato dos Jogos Tradicionais é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal – Terras de Trás-os-Montes (CIM-TT), na qual participam os nove concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.
O projeto do “Campeonato dos Jogos Tradicionais “ integra a iniciativa “Cultura para Todos”, aprovada pelo Programa Operacional NORTE 2020.
HA