Vitivinicultura: Festival do Vinho do Douro Superior assinala 10 anos de existência
Entre 26 e 28 de maio, vai decorrer em Foz Côa, o Festival do Vinho do Douro Superior, assinalando 10 anos de existência com um programa diversificado, no qual se destacam os vinhos desta sub-região duriense.
“O Festival do Vinho do Douro Superior vai na sua 10.ª edição e pretendemos manter a qualidade que o certame alcançou a nível nacional. Para isso, contamos com a participação de uma centena de expositores, onde 90% são ligados ao setor dos vinhos e 10% aos produtos da terra”, explicou o vice-presidente da Câmara, Pedro Duarte.
A sub-região vinícola do Douro Superior faz parte da Região Demarcada do Douro (RDD), em conjunto com as sub-regiões do Baixo Corgo e Cima Corgo.
“ Este festival é mais do que uma iniciativa ligada ao vinho. Este certame é a afirmação do Douro Superior. Realiza-se em Foz Côa, mas não é só do concelho, é também a afirmação de uma região de excelência para a produção de vinhos de qualidade superior”, acrescentou o autarca.
Este festival teve a sua estreia no final de 2012, como uma pequena feira regional. Posteriormente, o certame cresceu e passou a fazer parte do calendário dos eventos vitivinícolas do país, contribuindo para a afirmação da identidade do Douro Superior.
Nesta 10.ª edição, o Festival de Vinhos do Douro Superior conta com a presença de produtores que olham para o certame como “a oportunidade de apresentar as suas novidades, assim como referências já consolidadas no mercado dos [vinhos do] Porto, brancos e tintos provenientes daquela sub-região duriense”.
Vila Nova de Foz Côa é um dos 19 concelhos da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM-Douro) que, este ano, celebra a Cidade Europeia do Vinho, o que, para os promotores do Festival do Vinho do Douro Superior, é uma mais-valia dada a projeção “desta marca”.
“Este ano, o Festival tem um significado maior pelo facto do Douro ser a Capital Europeia do Vinho, o que dá escala ao evento”, vincou Pedro Duarte.
A organização do festival é da responsabilidade da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, pertencente ao distrito da Guarda, com a produção da “Grandes Escolhas”.
O Concurso de Vinhos do Douro Superior é aberto a todos os que produzam vinhos nesta sub-região nas categorias Douro (branco e tinto) e vinhos generosos.
Além do espaço expositivo, que acontece no pavilhão da Expocôa, o programa integra o Concurso de Vinhos do Douro Superior, durante o qual “um júri diversificado, composto por jornalistas, ‘bloggers’ especializados, profissionais da restauração, garrafeiras e distribuição, vai “avaliar algumas centenas de vinhos, entre brancos, tintos e vinhos generosos”.
A animação musical ficará a cargo dos concertos de Mariza Liz (26 maio) e Rui Veloso (27 de maio).
Fonte: Lusa