Futsal: Mirandeses aplicaram-se a fundo para manter a liderança

O Clube Desportivo Miranda do Douro (CDMD) deu mais um passo para a conquista do título, ao vencer por 5-4, a Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Ala (Macedo de Cavaleiros), consolidando assim o primeiro lugar no campeonato distrital de futsal, com 36 pontos.

O golo da vitória foi apontado por Castro, nos minutos finais do jogo, realizado em Miranda do Douro.

À 16ª jornada, o líder, CDMD recebeu no pavilhão multiusos, em Miranda do Douro, a visita da ACRD Ala, até então, 6º classificado, com 21 pontos. O jogo realizado no serão de sexta-feira, dia 31 de março, obrigou os mirandeses a aplicarem-se a fundo para vencer um adversário que não se intimidou por jogar frente ao líder.

Nos minutos iniciais do desafio, ambas as equipas optaram por jogar com muita prudência, com os jogadores das duas equipas a procurarem jogar com precisão e sem cometer erros.

E foi precisamente num erro da equipa mirandesa, que os visitantes se adiantaram no marcador. Os jogadores do Ala aproveitaram uma descoordenação mirandesa na execução de um livre, para sair numa transição rápida e fazer o golo inaugural, 0-1.

A ACRD Ala entrou melhor no jogo e esteve a vencer por 0-2.

O golo visitante desnorteou os mirandeses, em particular, os jogadores mais jovens que se mostaram muito ansiosos em querer resolver rapidamente o desafio.

Neste estado de ansiedade, poucos minutos depois, o CDMD sofreu mesmo o 0-2, através de uma combinação bem sucedida, num livre executado a dois toques pelos jogadores do Ala.

A resposta mirandesa surgiu com o experiente Vitor Hugo a transmitir mais serenidade à equipa. Numa destas jogadas, Vitor Hugo, levantou a cabeça e a cruzou para Finha, que dentro da área adversária, apenas teve de encostar o pé à bola, para reduzir para 1-2.

Pouco depois, os mesmos dois jogadores voltaram a ensaiar uma jogada semelhante, mas desta vez, Finha, não conseguiu chegar atempadamente à bola.

Neste momento do jogo, a equipa mirandesa exercia uma grande pressão para chegar ao empate, que acabou por surgir, na sequência de uma jogada coletiva. A bola passou por Ricky, Gaby e Castro, com este último a rematar forte e colocado para repor a igualdade a 2-2.

Nos últimos instantes da primeira parte, o ACRD Ala dispôs de uma oportunidade para se adiantar novamente no marcador. Foi na marcação de um livre direto, mas o guarda-redes mirandês, Ruben, opôs-se bem e defendeu para canto.

Na segunda-parte, os mirandeses entraram bem mais assertivos. Exemplo disso, foi o modo como Ricky recuperou a bola e avançou determinado em direção à baliza adversária, para num potente remate concretizar a reviravolta no marcador apontando o 3-2.
No início da segunda parte, Ricky, concretizou a reviravolta no marcador ao fazer o 3-2.

No entanto, os visitantes responderam logo de seguida e num livre frontal voltaram a empatar o jogo a 3 golos.

Apesar desta contrariedade, os mirandeses mantiveram a toada ofensiva. Neste capítulo, destaque para Castro, que voltou a dar muita intensidade ao jogo da sua equipa. Numa das suas movimentações, Castro, descobriu o companheiro de equipa, Nikas, que dentro da área adversária, correspondeu da melhor maneira ao passe de Castro, fazendo o 4-3.

Contudo, os visitantes foram a Miranda do Douro para dificultar ao máximo o jogo ao líder do campeonato, já que voltaram a empatar o jogo 4-4.

À medida que o desafio se encaminhava para o final, o nervosismo aumentava dentro e fora do campo, com o público e a claque mirandesa a apoiar continuamente a sua equipa.

Animados pela crença dos seus adeptos, os mirandeses acreditaram até ao final e foram recompensados com um novo golo. Isto, graças a uma jogada de insistência de Castro, que após assistência de Finha, bisou e confirmou a vitória do CDMD, por 5-4.
Castro deu a vitória ao CDMD, ao apontar o 5-4 final.

Com esta vitória, o Clube Desportivo Miranda do Douro (CDMD) totaliza 36 (mais quatro do que o 2º classificado), quando faltam apenas duas jornadas para o final do campeonato distrital de futsal.

Equipas:

Clube Desportivo Miranda do Douro (CDMD): Pina, Ricky, Finha, Diogo, Castro, Ruben, Renato, Dinis, Couto (cap.) André, Nikas, Vitor Hugo e Gaby.

Treinador: Paulo Gonçalves

“Não entrámos bem no jogo. Enquanto que o nosso adversário começou concentrado, muito motivado e conseguiu chegar ao 0-2. Isso obrigou-nos a mudar a nossa maneira de jogar, a procurar mais a baliza adversária e conseguimos empatar ainda na primeira parte. No segundo período, estivemos bem melhor: criámos várias oportunidades de golo e adiantamo-nos no marcador. No entanto, os golos do Ala causaram preocupação. Mesmo assim, conseguimos acreditar que era possível chegar à vitória e graças ao apoio incondicional e incansável desta claque e público conquistámos mais uma vitória” – Vitor Hugo

Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Ala: Marcelo, Luís Sá, Ricardinho, Marcos, Paulo, Pedro, Leo (cap.), Aguiar, Pedro Ferreira, António, Antony e Acácio.

Treinador: Bruno Costa

“No campeonato fizemos uma boa primeira volta. Mas depois, por displicência, pela falta de alguns jogadores e por algum facilitismo perdemos pontos. Outro fator a destacar é a grande competitividade deste campeonato. Neste jogo com o CDMD, por erros no posicionamento defensivo, sofremos os dois primeiros golos. Na minha opinião, o Miranda é a melhor equipa no campeonato pela qualidade individual, coletiva, pela experiência de alguns atletas e pelo bom futsal que praticam. Quero felicitar por isso o CDMD e destacar também o apoio que a claque e o público de Miranda do Douro dão à sua equipa. Aqui é o único pavilhão no distrito de Bragança, onde nos deparamos com uma dificuldade extra, que é o apoio dado pelo público à sua equipa do princípio até ao fim.” – Bruno Costa

Equipa de arbitragem:

1º Árbitro: Diogo Silva

2º Árbitro: David Machado

Cronometrista: Ricardo Sapage

16ª jornada – resultados

Alfandeguense 8-2 Águia FC Vimioso
  GD Torre Dona Chama 9-3EF Arnaldo Pereira (Bragança)
  Sp. Moncorvo 2-3 GD Sendim
  CD Miranda Do Douro 5-4 ACRD Ala
Pioneiros Bragança4-6CSP Vila Flor

Classificação

PJVEDGMGSDG
1CD Miranda Do Douro361611326135+26
2GD Torre Dona Chama321610246936+33
3EF Arnaldo Pereira (Bragança)25167455146+5
4GD Sendim25168175058-8
5Sp. Moncorvo23166555750+7
6ACRD Ala21166375149+2
7Águia FC Vimioso20156275160-9
8Pioneiros Bragança17165294658-12
9Alfandeguense151650114570-25
10CSP Vila Flor121540114463-19

17ª Jornada (14/ 04/ 2023)

ACRD AlavsGD Sendim
 CSP Vila FlorvsSporting de Moncorvo
 EF Arnaldo Pereira (Bragança)vsPioneiros Bragança
 Águia FC VimiosovsGD Torre Dona Chama
 CD Miranda Do DourovsAlfandeguense

HA

Deixe um comentário