Vimioso: Falta um aldeamento turístico para dinamizar mais as Termas

O município de Vimioso promoveu no sábado, dia 1 de abril, as Jornadas Técnicas de Termalismo, uma sessão dedicada a discutir o estado de termalismo em Portugal e a definir linhas de ação para continuar a promover as Termas de Vimioso, como a única estância turística do nordeste transmontano.

Coube ao presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, abrir a sessão dedicada a discutir o estado do termalismo em Portugal. Na sua intervenção, o autarca vimiosense informou sobre os vários investimentos que continuam a ser realizados nas Termas de Vimioso.

“Há muitos anos que o município de Vimioso está a investir no desenvolvimento das termas locais. Neste momento está a ser feito um novo furo para captação de mais água para servir a estância termal. Continuamos também a trabalhar para atrair investidores que queiram desenvolver empreendimentos turísticos, nomeadamente um hotel ou um aldeamento turístico na zona envolvente às Termas de Vimioso”, disse.

Sobre este tão esperado empreendimento hoteleiro, o presidente do município de Vimioso acrescentou que a autarquia oferece aos investidores o terreno e o estudo prévio de licenciamento da obra.

Relativamente ao seminário dedicado ao turismo termal, Jorge Fidalgo, especificou que resulta de uma candidatura aprovada ao Programa Operacional de Assistência Técnica e que visa a promoção do potencial das Termas de Vimioso.

“Neste seminário, em que participam oradores de reconhecida qualidade que trabalham nas Termas de Vimioso e no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), outro dos objetivos é incentivar os jovens estudantes a dedicarem-se à área termal, na vertente turística”, disse.

Ao longo da tarde, os vários oradores convidados abordaram temas como a situação atual do termalismo em Portugal, a origem e benefícios da água mineral, o potencial turístico das Termas de Vimioso, o valor da água, o projeto walk with a doc, os benefícios do termalismo na saúde oral e o turismo termal e a natureza.

O diretor clínico das Termas de Vimioso, Santos Silva, indicou que atualmente, em Portugal, há 33 estâncias termais em funcionamento.

“As termas de Vimioso são a única estância termal no nordeste transmontano. As suas águas sulfurosas têm efeitos terapêuticos e aí são ministrados os tratamentos mais inovadores da Europa”, destacou.

Em representação do Turismo Porto e Norte, Inácio Ribeiro, disse que a melhor estratégia para promover as Termas de Vimioso é criar uma rede de operadores que dinamizem o turismo no concelho.

“A par das Termas é importante oferecer outras possibilidades aos visitantes, como é o turismo de natureza, a gastronomia, as visitas ao património local, o contato e conhecimento das suas gentes, cultura e tradições”, recomendou.

Neste sentido, o empresário, Sérgio Torrão, concluiu o seminário dedicado ao turismo termal, falando da sua experiência como operador de uma empresa de animação turística. O jovem empresário sublinhou a importância de combinar o turismo termal com outras atividades desportivas e de lazer.

“No concelho de Vimioso, enfrentamos os problemas da baixa densidade populacional e do envelhecimento da população. Mas o nosso território tem várias forças, como é a beleza natural e o silêncio que propociam o descanso. Também temos um valioso património cultural, com destaque para as pessoas que vivem nas aldeias. E claro, temos uma moderna estância termal, localizada a uma relativa proximidade de grandes cidades, quer portuguesas, quer espanholas”, disse.

Durante a época termal, que decorre de 1 de maio até 30 de novembro, as Termas de Vimioso disponibilizam vários tratamentos. Neste complexo termal, existe ainda o espaço de saúde e bem-estar, com salas de massagem e relaxamento, uma piscina interior aquecida, bem como de um ginásio, hidromassagem e vários tipos de duche.

HA

Deixe um comentário