Miranda do Douro: Jovens podem apresentar candidaturas até 30 de março
Continuam abertas até 30 de março, as candidaturas ao Orçamento Participativo Jovem 2023, uma iniciativa do município de Miranda do Douro que visa incentivar os jovens mirandeses, a participar mais ativamente na governação do concelho, através da apresentação de ideias e projetos inovadores.
O Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2023 é uma iniciativa do município, realizada em conjunto com o Conselho Municipal de Juventude, que visa promover o empreendedorismo jovem e encetar o diálogo entre os jovens e os decisores autárquicos.
De acordo com o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, esta iniciativa é um modo de promover o espírito empreendedor dos jovens no concelho, desafiando-os a apresentarem projetos inovadores, devidamente idealizados e estruturados, com interesse local.
“Habitualmente, quem apresenta candidaturas são as várias associações juvenis do concelho. No ano passado, por exemplo, os jovens mirandeses elegeram o projeto da Associação Recreativa e Juvenil de Miranda (ARJM), das bicicletas de água para o rio Fresno”, recordou.
Em outras edições do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), foram eleitos projetos como as canoas para o cais fluvial dos Pisões, em Sendim; as bicicletas elétricas, também em Sendim: e o ginásio ao ar livre, em Miranda do Douro.
Aos projetos que apresentaram candidaturas e que não foram escolhidos, o autarca, Nuno Rodrigues dirigiu palavras de incentivo para que os jovens não desistam de ter ideias e conceber projetos que sejam uma mais valia para as suas localidades e por conseguinte, para o concelho de Miranda do Douro.
“No ano passado, a associação Caramonico, de Palaçoulo, apresentou um projeto interessante de um parque aventura, que não foi selecionado, mas que este ano pode ser o escolhido”, disse.
Segundo o regulamento do concurso do OPJ 2023, o custo dos projetos juvenis não pode exceder os 10.000€.
O regulamento do OPJ 2023 informa ainda que são elegíveis candidaturas de jovens com idades entre os 14 e os 35 anos, residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho.
Cada candidatura pode ser individual ou coletiva e cada jovem só pode apresentar/integrar uma candidatura.
HA