Miranda do Douro: Município vai registar o número e a antiguidade das Capas d’Honra Mirandesas

No próximo Domingo, dia 26 de março, Miranda do Douro vai voltar a celebrar a Exaltação da Capa d’Honras Mirandesa, numa cerimónia anual, em que o propósito é continuar a promover e valorizar esta peça de vestuário tradicional, tida como um dos símbolos identitários da Terra de Miranda.

Para a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, a cerimónia deste ano dedicada à Capa d’Honras Mirandesa tem ainda mais significado, dada a recente inscrição da arte de confecção desta indumentária, no Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial.

“Com a inscrição no património imaterial, a Capa de Honras Mirandesa é considerada uma das peças mais emblemáticas do vestuário tradicional de Portugal. Destaco, por isso, o papel das gentes da nossa região, que fizeram desta peça de vestuário uma das mais representativas marcas identitárias da Terra de Miranda”, justificou.

Para valorizar ainda mais a Capa d’Honras Mirandesa, na cerimónia do próximo Domingo, dia 26 de março, o município de Miranda do Douro vai iniciar o registo do número de capas d’honra existentes e anotar a sua antiguidade.

“Vamos fazer a inventariação de todas as capas d’ honra mirandesas que vão participar no desfile etnográfico. Simultaneamente, queremos recolher informações sobre as datas de confecção das capas, o nome dos artesãos, dos atuais proprietários, etc.”, adiantou.

Com o propósito de assegurar a preservação da arte de confeção da Capa d’Honras Mirandesa, Helena Barril, informou que estão a realizar um trabalho conjunto com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), no sentido de ministrar cursos de aprendizagem de manufaura desta peça de vestuário tradicional.

“Dada a urgência em salvaguardar este património cultural imaterial que é a Capa d’Honras Mirandesa, o município de Miranda do Douro, tudo fará para promover e proteger este legado”, disse.

A autarca de Miranda do Douro sublinhou que esta peça de vestuário remete para outras marcas identitárias da região, como são a pastorícia, a língua e as tradições.

“É por isso um elemento cultural agregador, que merece ser apoiado”, justificou.

O evento “Angrandecimiento de la Capa d’Honras Mirandesa”, agendado para o próximo Domingo, dia 26 de março, é uma das iniciativas do município de Miranda do Douro, para promover e dar maior visibilidade à capa d’honras.

Segundo o programa, a cerimónia vai iniciar-se às 9h00 de Domingo, com a concentração dos participantes na avenida Aranda del Duero. Aí reunidos, os cerca de 200 participantes esperados, poderão fazer a inscrição para o almoço (20€), na sede da freguesia de Miranda do Douro.




Às 10h00, vai iniciar-se o desfile etnográfico, com os participantes a envergar as capas d’honra, pelas ruas da zona histórica da cidade. Este desfile vai ser acompanhado com as atuações dos pauliteiros de Malhadas, do grupo de Danças Mistas de Prado Gatão, do Grupo de Gaiteiros da Póvoa e do Agrupamento Folclórico de Monteros e Monteras de Aliste (Espanha).

Às 11h00, toda a comitiva vai participar na Eucaristia Dominical, na Concatedral de Miranda do Douro. No decorrer da celebração religiosa, o grupo de gaiteiros da Póvoa vai interpretar o hino a Nossa Senhora “Miraculosa”. No ofertório, vão ser oferecidos pão e espigas, vinho e uvas, cestos de lá e burel e uma pomba branca. No final de celebração, o coro infantil da Escola Básica de Miranda do Douro, orientado pelo professor Paulo Meirinhos, vai oferecer um momento musical.

Após a missa, segue-se a sessão solene da Exaltação da Capa d’Honras Mirandesa, durante a qual vão ser proferidos vários discursos pelas autoridades locais.

A cerimónia na concatedral vai concluir-se no adro, com novas atuações dos grupos etnográficos convidados e com uma fotografia de grupo, com todos os participantes envergando as capas d’ Honra.

O encontro termina com o almoço no Restaurante Estalagem Santa Catarina, onde serão entregues a todos os participantes o diploma de participação, um folheto documental sobre a história da Capa d’Honras Mirandesa e uma oferta protocolar.

HA

Deixe um comentário