Bragança-Miranda: Administrador diocesano escreve aos consagrados
A Diocese de Bragança-Miranda está a viver a Semana do Consagrado até ao próximo dia 5 de fevereiro. Estando a Diocese a viver um momento peculiar na sua história, em sede vacante há quase 1 ano, o Administrador Diocesano, Monsenhor Adelino Paes, escreveu uma Mensagem de gratidão aos institutos de vida religiosa.
Irmãs e Irmãos Consagrados,
Na espera orante do Bispo e Pastor Diocesano, a Diocese de Bragança-Miranda saúda, felicita e manifesta toda a gratidão aos Institutos de Vida Consagrada no Dia do Consagrado/2023, este ano celebrado nas comunidades paroquiais da Unidade Pastoral Senhora da Assunção, em Vila Flor.
A presença dos vários Institutos, com os seus diversos carismas, constitui um incalculável e imprescindível testemunho escatológico do Reino de Deus presente neste território do nordeste transmontano. Como refere o Papa Francisco “onde estão os religiosos, há alegria. Sois chamados a experimentar e mostrar que Deus é capaz de preencher o nosso coração e fazer-nos felizes sem necessidade de procurar noutro lugar a nossa felicidade e que a nossa entrega total ao serviço da Igreja, das famílias, dos jovens, dos idosos, dos pobres, nos realiza como pessoas e dá sentido à nossa vida” (Carta aos Consagrados, 2014).
A cada Instituto, Irmãs e Irmãos consagrados, agradecemos o modelo concreto de comunidade crente e orante que nos ofereceis. Em tudo, para todos e em todo o lugar, “sede um Evangelho aberto, onde todos possam ler Jesus Cristo” (Marta Rivier).
Rogamos ao Senhor para que continueis a ser mulheres e homens peritos e transmissores de comunhão. Como Maria e José levaram Jesus ao Templo, assim sejais vós a levar hoje aos homens e mulheres Aquele que é a luz e o Novo Templo.
Bragança, 31 de Janeiro de 2023.
Mons. Adelino Paes
Administrador Diocesano
Na Diocese de Bragança-Miranda estão presentes as seguintes congregações: o Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja (Palaçoulo, Miranda do Douro); as Carmelitas da Antiga Observância (Larinho, Torre de Moncorvo); os Marianos da Imaculada Conceição (Balsamão, Macedo de Cavaleiros); a Sociedade de S. Francisco de Sales (Mirandela); as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias (Cerejais, Alfândega da Fé); as Irmãs de S. José de Cluny (Valtorno, Vila Flor); as Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado (em várias localidades) e as Irmãs da Caridade do Sagrado Coração de Jesus (Bragança).