Miranda do Douro: Peregrinar entre a ermida da Luz e o santuário de Nossa Senhora do Naso

A atividade transfronteiriça “Peregrinos por um dia” vai regressar no próximo dia 5 de novembro, com a caminhada entre a ermida de Nossa Senhora da Luz, em Constantim, e o santuário de Nossa Senhora do Naso, na Póvoa, numa distância de 16,8 quilómetros.

Recorde-se que estas peregrinações mensais são uma iniciativa da delegação de religiosidade popular da diocese de Zamora e da paróquia de Miranda do Douro.

Nestas caminhadas, os peregrinos portugueses e espanhóis visitam os santuários marianos que existem na raia: três em Portugal e quatro na vizinha Espanha.

Em Portugal, os santuários e ermidas a visitar são o santuário de Nossa Senhora do Naso, na Póvoa; a ermida de Nossa Senhora da Luz, em Constantim; e Nossa Senhora da Ribeira, em Quintanilha.

Em Espanha, os peregrinos visitam os santuários em honra da Virgem de la Soledad, em Trabazos; a Virgem de la Salud, em Alcañices; a Virgem de Alba, em Carbajales de Alba e a Virgem de la Encarnación, em Villalcampo.

De acordo com o padre Javier Fresno Campos, delegado da Religiosidade Popular, da Diocese de Zamora, estas peregrinações conjuntas entre portugueses e espanhóis iniciaram-se em 2014.

Percorridos oito anos desde o início destas peregrinações, o padre Javier explicou que o convívio entre as pessoas é a mais-valia destas peregrinações.

“Nestes encontros há um ambiente fraterno de convivência entre espanhóis e portugueses, o que promove a construção de muito boas amizades”, disse.

Sobre os santuários que costumam visitar, o sacerdote espanhol disse que nestas peregrinações descobrem lugares impressionantes que revelam muitas afinidades entre a prática religiosa nas dioceses de Zamora e de Bragança – Miranda.

Por seu lado, o padre Manuel Marques, pároco de Miranda do Douro destacou o bom relacionamento entre as populações portuguesa e espanhola.

«A atividade “Peregrinos por um dia” tem três componentes importantes: a prática do exercício físico e a promoção da vida saudável. A partilha espiritual, pois a caminhada começa com a oração da manhã e conclui-se com a celebração da eucaristia. E o convívio entre portugueses e espanhóis, que decorre ao longo do dia e culmina com o almoço», disse.

Quem pretenda participar nas peregrinações “Peregrinos por um dia” deve contatar a paróquia de Miranda do Douro, na pessoa do padre Manuel Marques, através dos seguintes contatos: telemóvel 912 100 523 |email mjlm1952@hotmail.com.

Em alternativa, pode contatar a Delegação para a Religiosidade Popular da Diocese de Zamora, na pessoa do Padre Javier Fresno Campos, através dos contatos: telemóvel 034 606876098 |email jfresno2000@yahoo.es



A organização de “Peregrinos por um dia” informa que a participação nas peregrinações é gratuita. Aos inscritos aconselha-se o uso de calçado e roupa adequada para a época, água e um pequeno lanche para a caminhada.

No final de cada peregrinação realiza-se um almoço-convívio num restaurante e o custo da refeição é da responsabilidade de cada participante.

HA

Deixe um comentário