Miranda do Douro: 17 de setembro é Dia da Língua Mirandesa

No próximo sábado, dia 17 de setembro, vai assinalar-se o Dia da Língua Mirandesa, no salão nobre da câmara municipal de Miranda do Douro, e o programa das comemorações inclui intervenções sobre o presente e o futuro da língua, bem como a atribuição de galardões a personalidades que se têm distinguido na defesa e promoção do mirandês.

De acordo com Alcides, secretário da direção da Associação da Língua e Cultura Mirandesa, o programa das comemorações do Dia da Língua Mirandesa inclui intervenções dos docentes da Universidade de Vigo, Xosé Henrique Costas, Marinha Paradelo e Julieta Insagaray, que vão falar sobre o tema: “Presente e futuro da língua mirandesa – Estudo dos usos, atitudes e competências linguísticas da população mirandesa”.

Os convidados galegos vão falar sobre as conclusões dos 315 inquéritos sócio-linguísticos que realizaram junto das pessoas, no concelho de Miranda do Douro, sobre o estado da língua mirandesa, no início de 2020. Este estudo vai ser publicado pela Universidade de Vigo, em galego e em mirandês.

Outra personalidade convidada para o Dia da Língua Mirandesa é o deputado do partido Livre, Rui Tavares, que vai falar sobre os “140 anos do dialeto mirandês”.

«O Dr. Rui Tavares sendo um admirador de José Leite de Vasconcelos, vai falar-nos sobre a historiografia da língua mirandesa. Recordo que, em 1882, o linguista e etnógrafo, José Leite de Vasconcelos, referindo-se ao mirandês disse: “Aquilo é outra língua!”» explicou.

A comemoração do Dia da Língua Mirandesa vai contar ainda com a participação do secretário de estado da presidência do conselho de ministros, André Moz Caldas, através de uma mensagem em vídeo.

No decorrer da cerimónia e por sugestão da presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril e da ALCM vão ser entregues galardões a personalidades que se têm distinguido na defesa e promoção do mirandês.

O ensino do mirandês nas escolas de Miranda do Douro. é uma disciplina opcional, que começou a ser lecionada no ano letivo de 1986/87 e que regista um crescente interesse e adesão dos alunos.

A par das escolas, também a Associação da Língua e Cultura Mirandesa (ALCM) desempenha um papel fundamental da preservação e promoção do mirandês, através da realização de sucessivas atividades.

“A ALCM tem a missão de organizar anualmente do Dia da Língua Mirandesa, assim como ministrar os cursos online de mirandês, promover a publicação e a tradução de livros, a recolha de testemunhos junto da população sobre o uso do mirandês, entre outras atividades”, indicou.

Sobre a recolha de testemunhos da língua mirandesa junto da população, Alcides Meirinhos indicou a ALCM se interessa, por exemplo, por temas como a toponímia das localidades.

“Curiosamente, este trabalho de pesquisa dos nomes em mirandês das terras, está a ser muito útil para identificar as propriedades no Balcão Único do Prédio (BUPI)”, informou.

No próximo sábado, as comemorações do Dia da Língua Mirandesa vão iniciar-se às 14h30, no salão nobre da Câmara Muncipal de Miranda do Douro.

HA

Deixe um comentário