Cultura: Miranda do Douro vai assinalar o 477º aniversário da elevação da cidade a sede de Diocese
No próximo Domingo, dia 22 de maio, Miranda do Douro vai assinalar o 477º aniversário da elevação da cidade a sede da Diocese, com um variado programa cultural e religioso.
No programa da comemoração deste aniversário destaca-se o desfile dos Estandartes, acompanhado pela Banda Filarmónica da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mogadouro, até à Concatedral de Miranda do Douro, antes de iniciar a celebração da Eucaristia.
Recorde-se que a outora designada “Diocese de Miranda” pertenceu à Arquidiocese de Braga até 1545, exceto algumas áreas fronteiriças do norte que estiveram na dependência de Astorga até ao tratado de Alcanices de 1297.
Dois séculos mais tarde, a 5 de Março de 1770, o Papa Clemente XIV, desmembrou a Diocese em duas: a de Miranda, confinada ao arciprestado do mesmo nome e a de Bragança, formada pelos quatro restantes.
A divisão durou apenas dez anos, já que a 27 de Setembro de 1780, o Papa Pio VI, pela Bula Romanus Pontifex, reuniu as dioceses de Miranda e de Bragança numa só, com sede em Bragança.
A designação de Diocese de Bragança-Miranda foi concedida pela Santa Sé no dia 27 de Maio de 1996.
A Diocese tem 6.599 km2 de superfície, é a quarta diocese mais extenso do país e registou uma população de 136 252 habitantes no censos de 2011.
A comemoração dos 477 anos de elevação de Miranda do Douro a sede da diocese, é uma inciativa do Município de Mirada do Douro, através da Casa de la Música Mirandesa, em cooperação com as três Unidades Pastorais do concelho – Santa Maria Maior, Santíssima Trindade e Nossa Senhora da Visitação e com o apoio do Museu da Terra de Miranda.
HA