Santulhão: Regressa o Festival do Entrudo
Após dois anos de interrupção por causa da pandemia, o festival do Entrudo de Santulhão está de regresso, nos dias 26,27 e 28 de fevereiro e 1 de março, para grande satisfação da população local que vê nesta tradição uma oportunidade de convívio e confraternização.
De acordo com Carla Torrão, do Grupo Recreativo e Associativo de Santulhão (GRAS), o festival deste ano vai ter menos atividades para evitar grandes aglomerações de pessoas.
“Mesmo assim, a população local está empolgada com a possibilidade de festejar a tradição do Entrudo e é com muita satisfação que voltamos a organizar esta festividade”, disse.
A festa da Entrudo, em Santulhão, transformou-se num festival com várias atividades.
“Antigamente, a folia era organizada espontaneamente pela população local e as pessoas usavam máscaras feitas com cortiça, bolhacas e outro materiais locais atiravam cinza ou farinha umas às outras . Quem pretenda vir ao festival de Santulhão tem que vir preparado para sujar-se, pois vai levar com farinha!”, avisou.
A figura do Entrudo é um boneco feita em estrutura de madeira, vestido com roupas velhas e enchido com palha. Esta figura vai ser julgada e queimada pelos males que aconteceram na aldeia.
“Este ano, o Entrudo vai ser acusado pelos males da pandemia”, adiantou.
O programa do festival do Entrudo, em Santulhão, vai começar com a Montaria ao Javali, na manhã de sábado, dia 26 de fevereiro, Nesse primeiro dia, há também um concerto musical protagonizado por David Caetano.
O Domingo começa com um passeio pedestre (8 km) para conhecer a beleza natural da aldeia de Santulhão. No final da caminhada, os participantes têm a oportunidade do almoço convívio. E para o serão está programado um teatro com o grupo “Fisga”.
Na segunda-feira, a organização do Festival do Entrudo oferece um jantar com o tradicional Butelo e as Cascas. Depois do jantar segue-se a exibição ou expiação do Entrudo pelas ruas da aldeia.
E finalmente, na terça-feira de Carnaval vai realizar-se o desfile pelas ruas da aldeia, durante o qual toda a gente pode participar e a organização recomenda que as pessoas usem máscaras tradicionais.
Após o desfile, os vários entrudos e um Entrudo de grande dimensões (feito em giesta) são apresentados à população, que lhes dirige várias acusações.
O Festival do Entrudo de Santulhão vai culminar com um lanche convívio e a entrega dos prémios para os melhores mascarados, sejam adultos, jovens e crianças.
HA