Vimioso: Workshop de Poda e Enxertia
A associação ALDEIA vai promover no próximo fim-de-semana de 26 e 27 de Fevereiro, uma formação em poda e enxertia, com o objetivo de dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos sobre o desenvolvimento das árvores de fruto.
A formação vai ser ministrada pelo engenheiro agrónomo, Duarte Fernandes e vai decorrer no Parque Ibérico de Natureza e Aventura (PINTA) Vimioso e em Vila Chã da Ribeira.
De acordo com a associação ALDEIA, as práticas da poda e da enxertia assumem particular importância no cultivo de determinadas culturas. É através destes métodos que se assegura o correto desenvolvimento da planta e a sua produtividade, bem como o combate a pragas e doenças.
Neste workshop os participantes terão a oportunidade de aprender a identificar as épocas adequadas e praticar as diferentes técnicas utilizadas em ambos os processos.
Sábado: Componente teórica – Parque Ibérico de Natureza e Aventura – Vimioso
10:00h – Poda de fruteiras – Princípios teóricos:
Objetivos, época e tipos de poda.
12:30h – Pausa para almoço.
14:00h – Enxertia de fruteiras – Princípios teóricos:
Objetivos e época de realização.
Escolha do material a propagar.
Tipos de enxertia.
16:00h – Revisão de conceitos e esclarecimento de dúvidas.
17:00h – Fim dos trabalhos.
Domingo: Componente prática – Vila Chã da Ribeira
10:00h – Realização da poda de formação e de frutificação em diferentes árvores de fruto.
12:30h – Pausa para almoço.
14:00h – Realização de enxertia em diferentes árvores de fruto.
16:30h – Fim dos trabalhos.
A formação em Poda e Enxertia tem um custo de 25,00€ para associados da ALDEIA e de 35,00€ para não sócios (inclui a inscrição de novo sócio com quota paga durante um ano).
Para realizar a sua inscrição aceda ao sítio da ALDEIA
O modo de pagamento é por transferência bancária IBAN: PT50 0035 0471 0001 2167 9307 1 (Caixa Geral de Depósitos), sendo solicitado o envio do comprovativo de transferência para aldeiamail@gmail.com
Aos participantes, a organização do workshop em Poda e Enxertia solicita que tragam tesouras de poda e recomenda o uso de roupa e calçado confortável e adaptado à época, bem como um pequeno lanche se assim o entenderem.
HA