Miranda do Douro: Merc@do de Sabores e Saberes Mirandeses está online

Está a decorrer de 14 de fevereiro a 14 de março a XXIII edição do Festival de Sabores Mirandeses, através da plataforma online, com o objetivo de divulgar e comercializar a excelência dos produtos alimentares e do artesanato do concelho de Miranda do Douro.

Através da plataforma digital “Merc@do de Sabores e Saberes Mirandeses” é possivel encomendar a saborosa Bola Doce Mirandesa, mas também os roscos, o Folar, enchidos como as alheiras, as chouriças, os salpicões, o chabiano doce e o butelo com as cascas.

De muita qualidade é também o azeite e a azeitona de mesa, o vinho, os vários licores e aguardentes, frutos secos como a castanha, a noz, amêndoa e a avelã.

Também há leguminosas. E de excelente qualidade é o mel e o pólen que as abelhas produzem nas terras de Miranda.

Para além dos produtos alimentares, neste mercado online também pode adquirir peças do artesanato local, como são as conhecidas navalhas, facas e canivetes de Palaçoulo.

Os artesãos locais também fabricam peças em madeira como mesas, cabides e molduras. Há peças decorativas e religiosas. E dado que Miranda do Douro é um concelho onde a música tradicional está muito presente, há artesãos que fabricam os instrumentos musicais.

Para além da música, muito conhecida é também a arte de trabalhar o burel e fabricar peças de vestuário, malas, colchas e claro a tradicional Capa d’honras mirandesa.

Para conhecer melhor todos estes produtos faça uma visita ao mercado online dos Sabores e Saberes Mirandeses: https://mercadosaboresesaberesmirandeses.pt/

A organização informa que as compras superiores a 15€ beneficiam do porte de envio gratuito, sendo que os custos de envio das encomendas registadas através da plataforma de comércio online, são suportados pela autarquia de Miranda do Douro.

HA


Saberes e Sabores Mirandeses: A artesã Maria Suzana de Castro

Maria Suzana de Castro aprendeu a arte da costura com a mãe. Naquele tempo, cabia às mulheres o trabalho de confeccionar as ceroulas, as camisas, os aventais, enfim, as peças de vestuário para os membros da família. Com a evolução do vestuário dedicou-se, juntamente com as filhas Sandra e Lipoldina, à manufatura de trajes tradicionais como as Capas de Honra Mirandesas, os coletes e camisas para os pauliteiros ou as elegantes capas e malas para senhora.

O jeito e gosto pela costura, fez com que esta arte seja o seu trabalho ao longo da vida. Fez peças de vestuário de todo o tipo: vestidos de batizado, de comunhão, de casamentos e até para funerais.

Fruto desta grande dedicação à arte da costura, Maria Suzana de Castro é hoje reconhecida, nacional e internacionalmente, pela qualidade dos seus trabalhos, em tecidos de burel (ou pardo) e surrobeco.

Enquanto o surrobeco é um tecido mais recente e industrial – usa a lã e incorpora também outros materiais sintéticos – que é usado para fabricar, por exemplo, os capotes alentejanos e as samarras.

Por seu lado, o burel é um tecido – de pura lã de ovelha – que antigamente era muito usado para fazer as capas d’honra, os capotes, os coletes e as calças dos homens, os saiotes das mulheres e até as mantas para os trabalhos agrícolas.

Entre todos estas peças de vestuário, a Capa de Honras Mirandesa é a mais emblemática da alfaiataria tradicional. Antigamente, estas peças – de pura lã de ovelha – eram feitas unicamente pelos afaiates e demoravam cerca de 60 dias a coser à mão. Hoje em dia, com a ajuda das filhas, Maria Suzana de Castro, faz uma capa d´honras mirandesa em 10 dias.

“Antigamente, o processo de confeção de uma capa de honras mirandesa era um processo muito trabalhoso que implicava a fiação da lã, o tingimento, etc. Dado que era (e continua a ser) um trabalho muito minucioso, estas peças são caras. Hoje em dia, a capa de honras mirandesa custa 850 euros”, indicou.

Bem a propósito deste traje tradicional, no próximo dia 26 de abril, o município de Miranda do Douro vai voltar a promover o evento “Exaltação da Capa de Honras Mirandesa”, para assinalar que esta indumentária é um ícone da identidade da Terra de Miranda.

Maria Suzana de Castro e as filhas, inspiradas pela manufatura da Capa d’honras Mirandesa e pela técnica dos “picados”, inovaram e criaram outras peças em burel, como malas de senhora, as mochilas, os coletes e as camisas de linho tradicionais dos pauliteiros, as modernas capas de senhora e muitos outros artigos.

“Aplicámos o saber da costura e aventurámo-nos a criar outras peças e artigos”, disse.

A qualidade do seu trabalho é de tal modo reconhecida, que as pessoas procuram as suas lojas, em Sendim e em Miranda do Douro, para comprar a singularidade das suas peças. Para além destes espaços comerciais, Maria Suzana de Castro também participa regularmente em todas as feiras de artesanato do país.

“Hoje em dia, é motivo de muita satisfação verificar que os nossos trabalhos estão não só em Portugal, mas também em países como Itália, França, Inglaterra, etc”.

Este ano, dada a impossibilidade de realizar presencialmente o Mercado de Sabores e Saberes Mirandeses, poderá conhecer o trabalho de Maria Suzana de Castro e de outros artesãos, produtores e comerciantes do concelho de Miranda do Douro, através da plataforma online:

https://mercadosaboresesaberesmirandeses.pt/

Deixe um comentário