Vimioso: Município entregou cheques de 1000 euros aos bebés nascidos no presente ano
Cumprindo uma tradição de quase 20 anos, a Câmara Municipal de Vimioso realizou na tarde de 22 de dezembro, a entrega do apoio financeiro de 1000 euros aos pais que vivem no concelho e que no corrente ano de 2021 tenham tido filhos.
Na cerimónia deste ano, o auditório da Casa da Cultura de Vimioso acolheu 17 bebés e as suas famílias, para serem presenteadas pelo executivo camarário, liderado pelo presidente, Jorge Fidalgo.
Na sua intervenção, o autarca vimiosense, referiu que a entrega do apoio financeiro aos pais é “um dos momentos mais felizes para o município de Vimioso”, pois as crianças asseguram o futuro da comunidade.
Segundo a autarquia de Vimioso, anualmente nascem no concelho entre 20 a 30 bebés.
Reconhecendo que o problema da natalidade e da demografia é um problema recorrente de muitos concelhos do interior do país, Jorge Fidalgo, referiu que mesmo sendo poucos, a autarquia de Vimioso procura oferecer as melhores condições para que as crianças possam crescer e as suas famílias possam desenvolver os seus projetos de vida.
A propósito do apoio financeiro de 1000 euros por cada bebé nascido no concelho, Jorge Fidalgo lembrou que no próximo ano, esta medida de apoio à natalidade vai fazer 20 anos.
“Iniciámos esta medida em 2002, com o objetivo de apoiar os jovens casais que vivem no concelho de Vimioso”, explicou.
Para além deste apoio financeiro de 1000 euros, que acontece habitualmente na quadra do Natal, o presidente do município de Vimioso indicou que a autarquia vimiosense apoia também as famílias, na administração das vacinas não comparticipadas pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), cujo custo ronda os 500 euros.
Na cerimónia de 22 de dezembro, Jorge Fidalgo informou os pais que a partir de 1 de janeiro próximo, a autarquia de Vimioso vai suportar, na íntegra, as despesas com a creche das crianças, ou seja, a creche será inteiramente gratuita para as famílias.
“A aposta na educação é o melhor investimento que o município pode fazer”, justificou o autarca.
No decorrer da cerimónia realizada no auditório da Casa da Cultura de Vimioso, as 17 famílias e os seus bebés receberam ainda presentes provenientes da colaboração das farmácias locais, farmácia Liberal e farmácia Barreira e também dos supermercados, Meu Super e Lurdinhas.
Por causa da atual situação pandémica, este ano não houve o tradicional lanche convívio entre as famílias e o executivo camarário.
HA