Póvoa: Celebração da lutuosa deu início à Festa em Honra de Nossa Senhora do Naso

O programa religioso das festas em honra de Nossa Senhora do Naso, iniciou-se no Domingo, dia 27 de agosto, com a celebração da eucaristia e da lutuosa, o ofício rezado e cantado pelos irmãos associados da confraria do santuário, que faleceram no decorrer do último ano.

A lutuosa é o ofício rezado e cantado, pelos irmãos da confraria falecidos.

A celebração realizou-se na capela de Nossa Senhora do Naso, na Póvoa, onde participaram centenas de pessoas, entre as quais muitos dos associados da Confraria de Nossa Senhora do Naso.

Na homília da celebração, o padre Manuel Marques sublinhou que a fé e os outros dons espirituais e materiais são para serem partilhados com os outros.

“Nesta vida terrena, estamos de passagem. Por isso, é bem lembrar que não somos donos dos bens materiais e espirituais que recebemos, somos apenas administradores”, ensinou.

Sobre a tradição das “lutuosas” no Santuário de Nossa Senhora do Naso, o pároco de Miranda do Douro explicou que, antigamente, dada a maior densidade populacional na região, a lutuosa celebrava-se em três momentos.

“Numa primeira celebração, rezava-se pelas pessoas falecidas, oriundas da zona norte do concelho de Miranda do Douro. Na segunda celebração, rezava-se pelas pessoas falecidas do sul do concelho; e na lutuosa geral, rezava-se por todos os irmãos falecidos da confraria, naturais do concelho de Miranda do Douro e de outros concelhos vizinhos”, indicou.

Este ano, após a primeira celebração da lutuosa, realizada no dia 27 de agosto, as festas em honra de Nossa Senhora do Naso vão prosseguir no Domingo, dia 3 de setembro, com o passeio pedestre “Miranda – Naso”, organizado pelo município de Miranda do Douro. À tarde (15h00) vai celebrar-se a missa e a lutuosa geral.

Sobre o programa da festa, o mordomo da Confraria de Nossa Senhora do Naso, Aquilino Ginjo, informou que no serão do dia 5 de setembro, os pauliteiros da Póvoa vão realizar o ensaio geral.

No dia seguinte, 6 de setembro, a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) vai organizar o Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda.

“No âmbito religioso, na quarta-feira, dia 6 de setembro, às 20h00 terá lugar a procissão Póvoa – Naso – que assinala o encerramento da novena dedicada a Nossa Senhora do Naso – e que culmina com a celebração da eucaristia. Neste mesmo dia, inicia-se o programa musical, com a atuação do grupo Triângulo”, indicou.

Na quinta-feira, dia 7 de setembro, começa a feira franca na zona envolvente ao recinto do santuário. Simultaneamente, na capela de Nossa Senhora do Naso, vão celebrar-se as confissões e a missa, agendada para as 15h00. À noite, a festa vai ser animada pela Banda Arcádia e um DJ.

No dia 8 de setembro, prossegue a feira franca, com a exposição de tratores. Durante a manhã, na capela de Nossa Senhora do Naso voltam a realizar-se as confissões, para depois ao início da tarde (14h00), se celebrar a missa campal, seguida da procissão.

Este ano, a festa em honra de Nossa Senhora do Naso termina com as atuações dos grupos musicais “Rumo Nordeste” e “Função Públika”.

A organização da festa é da responsabilidade dos mordomos da confraria. Segundo, Aquilino Ginjo, os mordomos têm a responsabilidade de trabalhar ao longo do ano, no bar da confraria e na loja de artigos religiosos, para assegurar a continuidade da romaria em honra de Nossa Senhora do Naso.

“Felizmente há muita gente que nos ajuda a organizar a festa, sejam as pessoas da Póvoa e das aldeias vizinhas, assim como a freguesia da Póvoa e o município de Miranda do Douro”, agradeceu.

Tal como acontece todos os anos, nos dias 6, 7 e 8 de setembro, no Santuário de Nossa Senhora do Naso são esperadas muitas pessoas, vindas dos concelhos de Miranda do Douro, Vimioso, Mogadouro e também da vizinha Espanha, para juntos celebrarem a fé e a devoção à Mãe de Deus.

HA

Deixe um comentário