Miranda do Douro: XVI Festival Folclórico de Miranda do Douro vai animar a cidade

O XVI Festival Folclórico de Miranda do Douro, agendado para sábado, dia 12 de agosto, vai trazer muita animação à cidade, com a representação de tradições locais durante a tarde e à noite com as danças dos ranchos folclóricos de Miranda do Douro, Póvoa do Varzim, Pinhão e dos grupos espanhóis de Bimenes e de Zamora.

O festival folclórico é organizado pela Mirandanças – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Terra de Miranda, uma entidade que foi fundada a 15 de setembro de 2005, com o objetivo de divulgar a cultura mirandesa.

Segundo a direção desta associação, atualmente participam na Mirandanças cerca de 40 pessoas, adultos, jovens e crianças, que dinamizam os grupos Danças Mistas, Pauliteiras e os Pauliteiricos.

As atuações da Mirandanças, no âmbito local e noutras regiões do país e do estrangeiro – foram à Madeira, a Ibiza e recentemente aos Açores – dizem contribuir um verdadeiro espírito de família entre todos os associados.

No próximo sábado, dia 12 de agosto, a associação Mirandanças organiza o XVI Festival Folclórico de Miranda do Douro. O evento cutlural inicia-se às 16h30, com a apresentação pelas ruas da cidade, de várias tradições mirandesas, como são a Festa do Menino, o Velho e a Gualdrapa ou a atuação da Banda Filarmónica Mirandesa, que este ano celebra 130 anos.

O evento prossegue depois à noite (21h30), na avenida Aranda del Duero, onde vai ser instalado o palco do Festival Folclórico.

Nesta 16ª edição do festival, a associação Mirandanças tem como grupos convidados, o Rancho Folclórico de São Pedro de Rates (Póvoa do Varzim), o Rancho Folclórico e Cultural do Pinhão e dois grupos vindos de Espanha: a Asociación Folklórica y Cultural Los Yerbatos (Bimenes/ Espanha) e a Asociación Etnográfica Bajo Duero (Zamora).




Em simultâneo, com o festival folclórico, decorre na avenida Aranda del Duero, a XXV Famidouro – Feira de Artesanato, com a exposição do melhor artesanato que de faz no concelho de Miranda do Douro e na região, onde se destaca a cutelaria, as peças de vestuário e adereços em burel, entre outras peças de artesanato.

HA

Deixe um comentário