Avelanoso: Emigrantes recebidos em festa

No dia 7 de agosto, Avelanoso, iniciou as festividades de verão, com a receção aos emigrantes, proporcionando-lhes a participação na missa e procissão em honra de São José, seguida de um jantar-convívio para toda a população e a animação musical do grupo NV3.

A primeira iniciativa das festas em Avelanoso 2023 foi um jantar-convívio, que reuniu 300 pessoas, no largo da localidade, onde foi servida a paella espanhola. Para o serão, a comissão de festas apresentou o concerto musical do grupo NV3.

“Das 300 pessoas que participaram no jantar convívio, cerca de 70% são naturais de Avelanoso. As restantes pessoas, são amigos das localidades vizinhas, como São Martinho, Serapicos ou Vimioso”, indicou a comissão de festas.

Filipe Canedo é uma das 15 pessoas que fazem parte da comissão de festas de Avelanoso 2023. O ex-emigrante, em França, explicou que a preparação das festas de verão, decorre ao longo de todo o ano, de modo a angariar dinheiro para pagar as despesas como são a contratação dos grupos musicais e demais atividades.

“Ao longo do ano trabalhamos no bar da comissão de festas e na realização de vários eventos, como foram o torneio de sueca e o convívio do cordeiro da Páscoa, iniciativas que atraíram a participação de muitas pessoas e geraram receitas para organizarmos as festas de verão”, disse.

No dia 7 de agosto celebrou-se em Avelanoso, a missa e a procissão em honra de São José.

De acordo com o presidente da freguesia de Avelanoso, Fernando Rodilhão, neste mês de agosto, a população local aumenta consideravelmente, com o regresso dos conterrâneos que estão emigrados em países, como a França, Espanha, Suíça, Alemanha, Bélgica e Inglaterra.

É o caso de António Rodrigues Martins, que emigrou há 37 anos para França, para trabalhar na horticultura. Sempre que pode, regressa a Portugal para passar o Natal, a Páscoa e as férias de verão, com os familiares e amigos, em Avelanoso. É um dos emigrantes que após uma vida de trabalho no estrangeiro vai regressar definitivamente a Portugal, no final do ano.

“Portugal, apesar de ainda não atingir o nível de vida de países como a França, sobretudo ao nível dos salários, conseguiu proporcionar melhores condições de vida para as pessoas e também aqui nas aldeias, como Avelanoso”, disse.

Também a juventude expressou gosto pelo regresso à terra de origem. É o caso de Bruno Miguel, um lusodescendente, que nasceu e vive em Paris (França). Este jovem disse que visita Portugal uma ou duas vezes por ano e nestas visitas aprecia sobretudo a qualidade de vida e o ritmo da aldeia, que lhe permitem descansar e conviver mais tempo, com os familiares e os amigos.

Após a iniciativa de receção aos emigrantes, em Avelanoso, as festas em honra de Nossa Senhora da Saúde e de São Barnabé vão prosseguir nos dias 16, 17, 18 e 19 de agosto.

No dia 16 de agosto está agendado um novo jantar convívio e o concerto do grupo musical “Costa Verde”.

No dia 17, há jogos tradicionais e insufláveis para as crianças.

A 18 de agosto, celebra-se a missa solene em honra de Nossa Senhora da Saúde e o arraial com a orquestra “Função Pública”.

E no dia 19 de agosto, o dia começa com a arruada e peditório, acompanhado pelos pauliteiros de São Martinho. Segue-se a missa em honra de São Barnabé e as festas em Avelanoso terminam com o concerto do artista “Toy”.

HA

Deixe um comentário