Miranda do Douro: Concerto “Vox Animae” animou os jovens peregrinos franceses

No serão de sexta-feira, dia 28 de julho, a concatedral, em Miranda do Douro, foi o palco do concerto “Vox Animae”, dedicado aos jovens peregrinos franceses que estiveram em Miranda do Douro, antes da partida para Lisboa, para participarem nas Jornadas Mundiais da Juventude.

O grupo musical constituído por Fabíola Mourinho, Bruno Berça e Tiago João deram um testemunho de fé aos jovens visitantes franceses.

O concerto musical “Voz Animae” foi conduzido pela interprete Fabíola Mourinho e no reportório, que incluiu vários temas originais, foram cantadas músicas como “Laudato Si”, “Não Temas”, “Atreve-te”, “Fé, “Tela Branca” e “É Cristo que me chama a ser feliz”.

Ao longo do concerto, a vocalista, Fabíola Mourinho, foi apresentando os temas e simultaneamente transmitiu aos jovens franceses (e ao público), o seu próprio testemunho de fé.




“No meu percurso de vida tive a sorte de pertencer ao grupo juvenil dos convívios fraternos, onde regularmente organizávamos encontros relacionados com a oração, a igreja, o Papa, etc. e foi nesse contexto que fui escrevendo algumas das músicas hoje apresentadas aos jovens franceses, que vão participar nas JMJ, em Lisboa”, explicou.

Sobre o significado do nome “Vox Animae”, Fabíola Mourinho explicou que siginfica “Voz da Alma”.

“Bem a propósito do grande encontro mundial de jovens, que vai decorrer de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, com este concerto quisemos dar o nosso contributo de modo a promover a comunhão entre os jovens”, disse.

No final do concerto, os jovens franceses estavam impressionados com o testemunho de fé e a interpretação musical do grupo “Vox Animae”.

A irmã, Josephine, da congregação da Caridade de Santa Maria, na diocese de Auch (França), agradeceu o concerto.

“Ficámos impressionados com o concerto musical! Não obstante, a dificuldade em compreender o português, a intérprete Fabíola Mourinho, cantou com todo o coração, com toda a alma e por isso conseguiu transmitir-nos perfeitamente a mensagem das suas canções”, disse.

Por sua vez, Adrien Viñet, de 17 anos, também agradeceu o concerto e sobre a estadia em Miranda do Douro, o jovem francês destacou a hospitalidade e a simpatia dos mirandeses.

“De 26 a 30 de julho, fomos muito bem acolhidos! A gastronomia é deliciosa, a cidade é muito bonita, apreciamos muito a viagem de barco pelo rio Douro, assim como a caminhada até ao santuário de Nossa Senhora do Naso e a visita ao centro do burro de Miranda”, disse.

Questionado sobre o que o motivou a viajar para Portugal, para participar nas Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa, o jovem peregrino francês respondeu que a companhia dos amigos e o encorajamento da sua família e da sua igreja local, em França, foram determinantes.

“Foi-me dito que o encontro mundial de jovens é algo espetacular e isso motivou-me a inscrever-me e a viajar com alguns amigos para Portugal. Em Lisboa, espero conhecer e falar com jovens de todo o mundo e assim aprofundar a fé e o conhecimento de Deus”, disse.

Finalizada a estadia em Miranda do Douro, o grupo de jovens peregrinos franceses participaram no Domingo, dia 30 de julho, na Missa de Envio, que foi celebrada na catedral de Bragança, pelo bispo da diocese, Dom Nuno Almeida.

Na homília, o bispo de Bragança-Miranda, evocou o Papa Francisco e animou os jovens a não ter medo de sonhar: “Não tenhais medo de sonhar, de sonhar grandes ideais! Pelo sonho é que vamos!”, disse.

A missa de envio encerrou com o cântico do hino da JMJ Lisboa 2023, ‘Há pressa no ar’, entoada pelos 700 jovens acolhidos em toda a diocese de Bragança-Miranda.

HA

Deixe um comentário