Miranda do Douro: 30 jovens peregrinos franceses preparam-se para as JMJ Lisboa

De 26 a 30 de julho, Miranda do Douro está a acolher a estadia de cerca de 30 jovens peregrinos franceses, oferecendo-lhes um programa cultural e religioso, antes da partida para Lisboa, para participar nas Jornadas Mundiais da Juventude.

A oração de acolhimento aos jovens peregrinos franceses realizou-se no serão do dia 26 de julho, na catedral de Miranda do Douro.

O grupo de 30 jovens peregrinos franceses, provenientes de diocese de Auch, localizada no sudoeste de França, chegou a Miranda do Douro, no dia 26 de julho, tendo sido recebidos no salão nobre do município, pela presidente Helena Barril. A autarca expressou a sua alegria pela estadia dos jovens em Miranda do Douro, antes da partida para as Jornadas Mundiais da Juventude, que vão decorrer de 1 a 6 de agosto, em Lisboa.




“Desde logo, Miranda do Douro quis associar-se ao grande encontro mundial das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), através do acolhimento de um grupo de jovens peregrinos. De 26 a 30 julho, vamos proporcionar-lhes o alojamento, a alimentação e dar-lhes a conhecer o nosso território”, disse.

Helena Barril especificou que o grupo de jovens franceses vai ficar alojado na residência do centro de formação agrícola, em Malhadas.

“Espero que, aquando da partida para Lisboa, no próximo dia 31 de julho, os jovens franceses levem o coração cheio da nossa hospitalidade, de simpatia e de boas recordações de Miranda do Douro, para que possam voltar no futuro!”, disse.

A estadia dos jovens em Miranda do Douro resulta de uma iniciativa conjunta entre o município local, a diocese Bragança-Miranda e a paróquia de Santa Maria Maior.

Assim, de 26 a 30 de julho, os jovens franceses vão ser presenteados com um programa espiritual e cultural, no qual se incluem momentos de oração, uma peregrinação até ao Santuário de Nossa Senhora do Naso e um concerto na concatedral.

Aquando da chegada a Miranda do Douro, no serão do dia 26 de julho, realizou-se na concacatedral, a oração de acolhimento aos jovens peregrinos franceses, durante a qual os visitantes se apresentaram à população local.

O anfitrião, o padre Manuel Marques, explicou as Jornadas Mundiais da Juventude, que vão decorrer de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, tem por grande objetivo “despertar o interesse da juventude pelo conhecimento de Deus”.

“Com as JMJ Lisboa 2023 queremos dar a conhecer Deus aos jovens e mostrar-lhes uma igreja viva, alegre e que propõe um estilo de vida saudável e assente em valores como a comunhão, a partilha e o serviço”, disse.

Por sua vez, o bispo francês, Bertrand Lacombe, que está a acompanhar o grupo de 30 jovens franceses, acrescentou que para atrair a juventude à igreja é necessário propor-lhes atividades novas e criativas, que vão ao encontro dos seus interesses e gostos.




“Nas Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa, vão participar 40 mil jovens de toda a França. Muitos destes jovens sentem-se integrados na igreja, porque participam em movimentos como o escutismo, os serviços de voluntariado e os grupos de oração, como é o caso da comunidade ecuménica de Taizé, disse.

Sobre a participação dos jovens nas Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa, o bispo francês disse esperar que sejam sobretudo dias de encontro com Deus e com os jovens do mundo inteiro.

A jovem, Cecile Michard, de 18 anos, que integra o grupo de peregrinos franceses agradeceu ao município e à paróquia de Miranda do Douro, o acolhimento nestes dias prévios ao grande evento, em Lisboa.

“Agradecemos ao município e à paróquia de Miranda do Douro, pelo caloroso acolhimento, pela estadia e por nos proporcionar um programa espiritual e cultural, antes da viagem para Lisboa, para participar nas Jornadas Mundiais da Juventude”, disse.

Programa "Dias na Diocese", em Miranda do Douro:

Quarta-feira, dia 26 de julho: celebração do acolhimento, às 21h00, na catedral;

Quinta-feira, dia 27 de julho: peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Naso e celebração da eucaristia, às 11h30.

Sexta-feira, dia 28 de julho: concerto oração, na catedral, às 21h00.

Sábado, dia 29 de julho: celebração mariana, às 21h00, na catedral.

Domingo, dia 30 de julho: celebração do envio dos peregrinos, às 21h00, na catedral

HA

Deixe um comentário