Miranda do Douro: Estão abertas as inscrições para a “Scola de Berano”

A Casa de la Música Mirandesa, em Miranda do Douro, informa que estão abertas as inscrições para a “Scola de Berano”, um curso de instrumentos musicais tradicionais, que vai decorrer de 17 de julho até 11 de agosto e cuja finalidade é proporcionar a aprendizagem da música de um modo lúdico, descontraído e ao ar livre.

Segundo o promotor do projeto, o músico, Paulo Meirinhos, esta iniciativa foi implementada em 2008 e volta agora ao plano de atividades da Casa da Música Mirandesa, com o propósito de proporcionar aos participantes um primeiro contato com os instrumentos musicais tradicionais como são a gaita-de-foles mirandesa, a caixa-de-guerra, o bombo, o pandeiro, a pandeireta, entre outros.

“O objetivo desta iniciativa é proporcionar aos participantes um primeiro contato com os instrumentos musicais tradicionais da Terra de Miranda para depois, se assim o entenderem, aprofundarem a aprendizagem musical”, disse.

Sabendo que nos meses de verão há várias atividades de ocupação dos tempos livres, sobretudo para os mais jovens, o professor de música esclareceu que esta nova oferta musical tem a mais-valia de proporcionar a aprendizagem da música, de um modo lúdico, descontraído e ao ar livre.

Assim sendo, a “Scola de Berano” destina-se a todas as idades, jovens e adultos, e vai ser orientada pelos músicos Paulo Meirinhos e Amadeu Soares, nas tardes de 2º a 6ª feira, das 14h às 17h00, na Casa de la Música Mirandesa, em Miranda do Douro.

Segundo a organização, a participação na “Scola de Berano” é gratuita e a inscrição deve ser submetida através do seguinte formulário.

A “Scola de Berano” é uma iniciativa do município de Miranda do Douro, através da Casa da Música Mirandesa, com a finalidade de promover a aprendizagem da música tradicional da Terra de Miranda.

Com o intuito de incutir o gosto pela música tradicional, Miranda do Douro, vai acolher no dia 21 de julho, o concerto do grupo irlandês “Caroline Keane e Tom Delay Band”. Na perspectiva do músico, Paulo Meirinhos, a acolhimento de grupos musicais de outros países é também muito importante para enriquecer a cultura musical local.

HA

Deixe um comentário