Algoso: Palombar vai recuperar florestas de sobreiros, zimbros e azinheiras
No sábado, dia 17 de junho, a localidade de Algoso, no concelho de Vimioso, vai assinalar o Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação com a apresentação de vários projetos ambientais, entre os quais o novo projeto da Palombar que visa recuperar florestas de sobreiros, zimbros e azinheiras.

A celebração do Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação é uma iniciativa da Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural, em conjunto com a Direção Regional de Conservação da Natureza e das Florestas do Norte (ICNF|DRCNF e o Município de Vimioso.
No decorrer do evento em Algoso vão ser apresentados vários projetos de combate à desertificação, que estão a ser implementados no norte de Portugal, nomeadamente em Vimioso, Mogadouro, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa.
.
Um destes projetos é o UP4REHAB – Unidade de Paisagem para o Restauro dos Solos e dos Habitats de Algoso, que vai ser apresentado pela Palombar.
Sobre este novo projeto, está prevista uma visita de campo, que tem como principal objetivo promover a recuperação dos solos e o restauro de florestas de sobreiros, zimbros e azinheiras, através da reconversão de eucaliptais para estes habitats, de forma a aumentar a resiliência do território face à desertificação e aos riscos climáticos.

O projeto é financiado em quase 745 mil euros pelo programa europeu COMPETE 2020 e pela iniciativa REACT-EU.
As alterações climáticas e os processos de desertificação são uma das principais ameaças à conservação dos solos, dos ecossistemas e da biodiversidade.
“A desertificação em particular, fruto da degradação da terra induzida pelas atividades humanas, promove a redução da capacidade da terra e do solo de produzir os bens e serviços dos ecossistemas de que a sociedade e todos os seres vivos dependem. É, por isso, igualmente uma meta central deste projeto combater estas ameaças a médio/longo prazo” lê-se no comunicado.
Este ano, a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), dedica este dia à reflexão e sensibilização para o papel das mulheres na luta contra a desertificação.
Fonte: Palombar