Malhadas: Concurso de bovinos mirandeses visa homenagear os criadores

No dia 24 de junho, o mercado de gado, em Malhadas, volta a ser o recinto do Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa, um evento que visa homenagear os criadores desta raça autóctone, que antes da mecanização da agricultura foram a principal força motriz nos trabalhos agrícolas e atualmente dão origem à Carne Mirandesa, um produto considerado de excelente qualidade.

Após o dia de pastoreio nos lameiros, a manada de bovinos mirandeses regressa ao estábulo ao final da tarde.

Em 2022, no concelho de Miranda do Douro existiam cerca de 50 explorações, com um total de 2000 animais jovens e adultos e 1100 fêmeas adultas. No entanto, segundo a Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa (ACBRM), entre maio de 2022 e maior de 2023, houve um decréscimo de animais, devido à seca e à falta de forragens nos campos, o que obrigou os criadores a vender ou abater alguns dos seus animais.

Em Malhadas, Inês Filomena tem uma exploração com 40 bovinos mirandeses, que descreve como animais inteligentes, enérgicos e dóceis no maneio.

Se noutros tempos, a pecuária e a agricultura contribuíram para a fixação de pessoas na aldeia, hoje em dia, Inês Filomena afirma que é preciso gostar muito destas atividades e em particular do maneio dos animais, para que haja pessoas e sobretudo jovens que se dediquem à pecuária.

No dia-a-dia, os criadores de bovinos mirandeses são também agricultores, pois têm que que cultivar os campos para obter alimento para os animais. Dos campos retiram erva, aveia, milho, nabos, abóboras e outras hortícolas, para que sirvam de suplemento ao pastoreio.

“Este ano, as chuvas de maio e início de junho vieram vieram ajudar a produção de erva nos lameiros. Mas por outro lado, estragaram as colheitas da aveia e do feno”, informou.

Para ajudar noutras despesas, o município de Miranda do Douro apoia os criadores com o pagamento dos custos da sanidade animal, que consiste na realização das análises sanguíneas para despiste de doenças como a tuberculose, a brucelose e outras.

“O município paga ainda as despesas com a desparazitação de todos os animais do concelho (bovinos, caprinos, suinos, asininos, etc.) e assegura a vacinação anual. O município está também a estudar formas de novos apoios aos criadores das raças autóctones”, especificou o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues.

Segundo o município de Miranda do Douro, os apoios concedidos aos criadores de animais de todo o concelho atingem um custo anual de mais de 83 mil euros.

Relativamente ao concurso concelhio dos bovinos mirandeses, agendado para o dia 24 de junho, em Malhadas, o vice-presidente do município destacou que este evento é sobretudo um dia de festa para os criadores e também para o público que visita o certame.

Por sua vez, o presidente da freguesia de Malhadas, Camilo Raposo, reconheceu a importância do concurso concelhio dos bovinos mirandeses, para a localidade, onde está edificado o posto zootécnico, a sede da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa e o mercado de gado.

“Quando falamos de Malhadas temos que referir-nos obrigatoriamente às raças autóctones, como são os bovinos mirandeses e os ovinos de raça churra galega mirandesa, que dão origem a dois produtos ímpares deste território, como são a carne mirandesa e o cordeiro mirandês”, indicou.

Sobre o concurso dos bovinos mirandeses, o autarca local, destacou que o certame atrai a vinda de muitos visitantes à localidade e confere-lhe um maior dinamismo económico.

“O concurso tem duas partes: durante a manhã decorre a exibição, avaliação e entrega dos prémios aos criadores. À tarde e após o almoço convívio, realizam-se as chegas dos touros, que constituem um espetáculo taurino que desperta o interesse e a visita de milhares de pessoas”, disse.

Todos os anos, o concurso concelhio de bovinos de raça mirandesa proporciona não só o encontro e o convívio entre os criadores do concelho de Miranda do Douro, mas é também uma oportunidade para o público conhecer mais de perto esta raça originária da Terra de Miranda.

O Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa e Chega de Touros é uma parceria entre o município de Miranda do Douro e a ACBRM – Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa, sob a orientação técnica da Direção Geral de Alimentação e Veterinária e da Direção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes.

HA

Deixe um comentário