Miranda do Douro: Corpo de Deus e Primeira Comunhão celebrados na concatedral

A 8 de junho, no feriado do Corpo de Deus, 24 crianças celebraram a sua Primeira Comunhão, na concatedral de Miranda do Douro, tendo o pároco local, o padre Manuel Marques, exortado os mais jovens e as suas famílias a participar frequentemente na Eucaristia, para receber a força, a alegria e a luz de Deus.

A Primeira comunhão é a celebração em que as crianças ao participar no sacramento da Eucaristia, recebem pela primeira vez, o Corpo de Cristo, sob a forma de pão (hóstia).

Na celebração da solenidade do Corpo de Deus, o sacerdote disse que a Eucaristia é o centro e fonte da vida da Igreja.

Dirigindo-se às famílias das 24 crianças que se preparavam para a sua Primeira Comunhão, o sacerdote animou-os a aprofundar a devoção à Eucaristia.

“Participai frequentemente na Eucaristia e alimentai-vos da vida de Jesus, o Pão da Vida que dá força e alegria. Se o fizerdes, Jesus torna-se a luz das vossas escolhas e ações”, disse, na homília, que decorreu na antiga sé, em Miranda do Douro.

Por causa da chuva, a procissão pelas ruas de Miranda do Douro foi cancelada, tendo-se realizado a oração de adoração ao Santíssimo Corpo de Deus.

A solenidade litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo começou a ser celebrada há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade de Liège, atual Bélgica, tendo sido alargada à Igreja latina pelo Papa Urbano IV através da bula “Transiturus”, em 1264, dotando-a de Missa e Ofício próprios.

Esta solenidade terá chegado a Portugal provavelmente nos finais do século XIII e tomou a denominação de festa de Corpo de Deus; a exultação popular à Eucaristia é manifestada no 60.º dia após a Páscoa, uma quinta-feira, fazendo assim a ligação com a Última Ceia de Quinta-feira Santa.

HA

Deixe um comentário