Sendim: Caminhada para celebrar a festa da Santíssima Trindade

No Domingo, dia 4 de junho, volta a realizar-se a Caminhada da Trindade, uma peregrinação entre Sendim e a capela da Santíssima Trindade, localizada no cabeço de Fonte Aldeia, onde todos os anos se reúnem pessoas das várias localidades vizinhas, para juntos celebrarem esta festa religiosa.

De acordo com Fernanda Castro, da associação Mirai q’ Alforjas, esta peregrinação de oito quilómetros entre Sendim e capela da Santíssima Trindade, localizada no cabeço de Fonte Aldeia, tem o duplo propósito de incentivar a prática do exercício físico e ao mesmo tempo, preservar a tradição cultural e religiosa desta festividade.

Nesta altura do ano, o cabeço ou monte da Trindade é o local de encontro e de convívio, entre as populações das várias localidades circunvizinhas a Fonte Aldeia, como são Sendim, Picote, Freixiosa, Duas Igrejas, Palaçoulo e Prado Gatão.

Segundo diz o povo, no passado, para além do convívio, esta festa era também a oportunidade para resolver os desentendimentos surgidos ao longo do ano, o que por vezes, obrigava mesmo à intervenção das forças de segurança.

Por estas e outras razões, a romaria da Trindade faz parte da cultura mirandesa e sendo uma festa, aí não falta a música tradicional com os gaiteiros e pauliteiros de Miranda.

Para proporcionar à população de Sendim a participação nesta festividade, a associação Mirai q’Alforjas está a organizar a “Caminhada da Trindade”, que vai iniciar-se na manhã de Domingo, dia 4 de junho, com a concentração às 8h30, no Largo da Praça, em Sendim.

A organização prevê que os oito quilómetros de distância, entre Sendim e o Cabeço da Trindade, sejam percorridos em duas horas e meia, com chegada prevista ao cabeço da Trindade, às 11h30.

Aos participantes, a organização recomenda o uso de calçado confortável e roupa adequada para a época.

As inscrições decorrem até sábado, dia 3 de junho, tem um custo de 5€. Para fazer a inscrição ligue para um dos seguintes contatos: 936 658 182 e 965 423 437.

Na festa em honra da Santíssima Trindade há muitas pessoas participam na Missa, que este ano está agendada para as 14h30, de Domingo. Nesta solenidade religiosa, a Igreja procura meditar na natureza trinitária de Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo.

“Uma comunidade de amor, que vive como uma família e pretende que os homens vivam nesta mesma dinâmica de doação e serviço uns aos outros”, lê-se na liturgia.

Após a Missa, um dos momentos da festa mais aguardado são as “rondas” realizadas pelos grupos das várias localidades, à volta da capela da Santíssima Trindade. Nestes desfiles, os representantes de cada localidade envergam ramos de árvores, ao som da música das gaitas de foles, encenação que acaba por ser mais um momento de confraternização e de saudável competição entre as pessoas das várias localidades.

No final da tarde de Domingo, a mordomia Mocidade de Sendim – Trindade 2023, organiza um lanche convívio para os sendineses que participaram na festa em honra da Santíssima Trindade.

HA

Deixe um comentário