DOMINGO – ASCENSÃO DO SENHOR (SOLENIDADE) / DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

Acreditar

At 1, 1-11 / Slm 46 (47), 2-3.6-9 / Ef 1, 17-23 / Mt 28, 16-20

Depois da sua Ressurreição, Jesus apresentou-se aos Apóstolos, dando provas de que estava vivo, de que não era uma ilusão, e falava-lhes do reino de Deus. Foi assim durante quarenta dias, em casas e à beira-mar, no caminho e à mesa. E, contudo, alguns ainda duvidavam, como nos diz o Evangelho.

Insistimos tantas vezes na falta que nos faz ver, ouvir, tocar Jesus, para verdadeiramente acreditar. Dizemos: «se eu tivesse ouvido a sua voz, tocado o seu rosto, o tivesse visto com os meus olhos, então acreditaria com mais convicção». Mas o que se passou com aqueles que viram, ouviram e comeram com o Ressuscitado? Se aqueles que o conheceram antes da crucifixão e o viram depois da ressurreição duvidavam, não nos parece claro que, mesmo que Jesus ficasse, as nossas dúvidas permaneceriam?

Mesmo aqueles que o seguiram até Jerusalém e permaneceram com Ele após a Ressurreição duvidavam. Não somente Tomé, protagonista do famoso episódio do Evangelho de São João, mas outros também. E ao fim de quarenta dias!

A ressurreição não é um mistério fácil. Não o foi para aqueles que se encontraram com o Ressuscitado, e não o é para nós, hoje. Mas nós temos uma vantagem: Jesus, ao ir para o Pai, na sua Ascensão, preparou-se para nos enviar o seu Espírito, aquele que desceu sobre Ele no seu batismo e que desceu sobre todos nós no nosso.

Por vezes, caio no engano de pensar que se Jesus tivesse ficado entre nós para sempre, tudo seria melhor. Que se Ele reinasse, imperiosa e pessoalmente, sobre as nações, o mundo seria um lugar melhor. Mas se assim fosse, porque teria ido Ele para o Pai? Deus sabe bem o que faz.

O nosso Deus não nos quer escravos da sua vontade, nem dependentes de uma figura terrena, mas livres e amorosos. Foi por amor, em amor e para amar que fomos criados. E que melhor caminho nos pode ser oferecido do que ser habitados pelo Espírito?

Jesus, ao partir, oferece-nos a melhor prenda de todas: a possibilidade de receber o Espírito Santo no batismo e assim sermos um só com Ele, em todos os lugares, ao mesmo tempo. Dêmos graças ao Senhor por ter partido para o Pai. Dêmos graças a Jesus por enviar o seu Espírito. E preparemo-nos, todos os dias, para escutar a voz do Espírito Santo e viver no seu respirar. E viver na graça.

Fonte: Rede Mundial de Oração do Papa

Deixe um comentário