Vimioso: Semana para a Saúde e Bem Estar vai decorrer nas aldeias

De 22 a 26 de maio vai decorrer nas localidades de Matela, Santulhão, Carção e Argozelo, a II Semana para a Saúde e Bem Estar, uma iniciativa do município de Vimioso com o propósito de acompanhar e informar as populações, maioritariamente idosas, sobre cuidados a ter na promoção da saúde.

Segundo a vereadora, Carina Lopes, após a realização da I edição da Semana para a Saúde e Bem Estar, o município de Vimioso decidiu nesta nova edição, ir ao encontro das populações, maioritariamente pessoas idosas e que têm dificuldade em deslocar-se até à sede do concelho.

“Este ano, a Semana para a Saúde e Bem Estar vai decorer nas aldeias de Matela, Santulhão, Carção e Argozelo. No próximo ano, esta inciativa realizar-se-á noutras aldeias do concelho de Vimioso”, indicou a autarca.

Nas deslocações às aldeias, os técnicos da Cruz Vermelha Portuguesa vão esclarecer as populações locais sobre assuntos ligados à saúde e vão realizar rastreios a doenças como a hipertensão, a diabetes e o colesterol.

Segundo o município de Vimioso, estas sessões nas aldeias vão decorrer nos dias 22, 23, 24 e 25 de maio, em horário pós laboral, das 20h30 às 21h30, de modo a abranger o maior número dos habitantes de cada localidade.

Antevendo o périplo pelas aldeias, a vereadora do município de Vimioso fez questão de relembrar as dificuldades que as populações do concelho enfrentam, atualmente, no acesso aos serviços de saúde, por causa da falta de médicos de família e o moroso acesso às consultas de especialidade.

O programa de atividades da II Semana para a Saúde e Bem Estar contempla, no dia 24 de maio, uma intervenção sobre o bullying, no Agrupamento de Escolas de Vimioso. Recorde-se que o bullying é o conjunto de comportamentos agressivos, de ordem física ou moral, perpetrados de forma intencional e repetida, que são adotados por uma ou mais pessoas contra alguém considerado mais vulnerável, sobretudo em contexto escolar.

O encerramento da II Semana para a Saúde e Bem Estar ocorre no dia 26 de maio, com uma visita às Termas de Vimioso e uma palestra sobre a importância da saúde termal para o bem estar.

“Com esta iniciativa também queremos continuar a promover as Termas de Vimioso. Alguns dos participantes nesta atividade vão ser os alunos do curso técnico superior profissional em Termalismo e Bem Estar, ministrado pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e que está a decorrer pelo primeiro ano, em Vimioso”, disse.

A Semana para a Saúde e Bem Estar é uma iniciativa conjunta da Cruz Vermelha Portuguesa e do município de Vimioso, que conta com o apoio do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

HA

Deixe um comentário