Miranda do Douro: Terra de Miranda comemora Dia Internacional dos Museus

De 18 maio a 20 de maio, o Museu da Terra de Miranda vai comemorar o Dia Internacional dos Museus, com um programa de atividades, no qual se destaca a feira de antiguidades, uma oficina lúdica para aprender a língua mirandesa e um espetáculo de vídeo mapping, na praça D. João III.

Referindo-se à pertinência de celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), não obstante as obras que decorrem nas instalações do Museu da Terra de Miranda, a diretora, Celina Pinto, sublinhou a importância deste espaço museológico para a promoção da identidade do território.

“Apesar das obras em curso, o MTM continua a funcionar provisoriamente nas instalações do antigo Paço Epsicopal. Enquanto estão a decorrer as obras, fazemos questão de providenciar um espaço para que a equipa do museu continue ativa e a prestar informações ao público que nos visita”, respondeu.

De acordo com a diretora do museu, este ano, o grande destaque da comemoração é a projeção de um vídeo mapping, que narra a ligação do museu ao território e que será projetado no sábado, dia 20 de maio, na praça Dom João III.

“Trata-se de uma projeção, na fachada da Câmara Municipal de Miranda do Douro, que vai dar a conhecer ao público, o futuro Museu da Terra de Miranda. Com as obras de remodelação e ampliação em curso, este espaço museológico vai ser mais interativo, moderno e voltado para o território”, informou.

Outro dos destaques da comemoração, é a continuidade da Feira de Antiguidades, que este ano vai realizar-se no exterior do antigo Paço Episcopal, onde funcionam provisoramente os serviços do museu. Segundo Celina Pinto, a continuidade da feira de antiguidades, em Miranda do Douro, pretende incutir no público o interesse pela salvaguarda e conservação dos objetivos antigos, que, na opinião da diretora, despertam cada vez mais o interesse em várias faixas etárias.

No mesmo sentido de salvaguarda, mas com um objeto diferente, o programa inclui ainda a oficina “Mirandês Çtrabado”, uma atividade que pretende preservar e ensinar a língua mirandesa, através de atividades lúdicas, como é a música.

Outra atividade na comemoração do Dia Internacional dos Museus, é dedicada ao ciclo da lã, proveniente dos ovinos desta região, a raça autóctone churra galega mirandesa.

“Através de uma oficina prática, queremos dar a conhecer ao público as várias fases de manuseamento e transformação da lã, desde a tosquia, o cardar e fiar, até ao tingimento e à confecção de peças de vestuário”, explicou.

No sábado, dia 20 de maio, outro dos destaques do programa é a conferência que vai decorrer no Ecomuseu – Terra Mater, em Picote, dedicada ao tema “Língua, património cultural, ambiente, desenvolvimento e ecomuseologia”. Sobre esta conferência, Celina Pinto sublinhou a importância do Museu da Terra de Miranda colaborar com outras instituições e entidades locais, na promoção de um território comum.

Relativamente às obras de remodelação e ampliação do MTM, a diretora informou que estão a decorrer a bom ritmo e prevê-se que estejam concluídas no final de dezembro de 2023.

“Após a conclusão das obras estruturais, seguem-se os trabalhos de desenvolvimento do discurso museológico, que vão decorrer ao longo de alguns meses, pelo que antevejo que o Museu da Terra de Miranda possa abrir as portas ao público no decorrer do ano 2024”, indicou.

Recorde-se que as obras no Museu da Terra de Miranda (MTM), representam um investimento de cerca 1,1 milhão de euros, cofinanciados pelo Programa Operacional Norte 2020 e resultam de uma candidatura apresentada pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

O vídeo mapping vai ser projetado no sábado, às 22h00, na praça Dom João III, em Miranda do Douro.

HA

Deixe um comentário