Miranda do Douro: Ana Abrunhosa inaugurou parque de estacionamento e o ecomuseu

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira estiveram em Miranda do Douro, no dia 10 de maio, para participar numa reunião de trabalho com o executivo municipal, liderado por Helena Barril, tendo aproveitado a visita para inaugurar o parque de estacionamento junto ao castelo e o ecomuseu Terra Mater, em Picote.

Na cerimónia que decorreu no salão nobre do município, a ministra, Ana Abrunhosa, foi presenteada com uma capa d’honras mirandesa.

Após a reunião de trabalho, a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, dirigiu-se publicamente às duas governantes e às várias autoridades presentes no salão nobre da Câmara Municipal, para solicitar apoios na construção do novo lar da Santa Casa da Misericórdia e do matadouro intermunicipal.

Por sua vez, a ministra, Ana Abrunhosa, que nesta visita a Miranda do Douro chegou mesmo a visitar as instalações do Lar da Misericórdia, mostrou-se sensibilizada para com esta primeira solicitação do executivo municipal.

Em relação ao matadouro intermunicipal, a governante assumiu que o governo vai honrar esse compromisso e ao mesmo tempo pediu aos autarcas da região que trabalhem em conjunto, pois a “união faz a força”.

Nesta sua intervenção, Ana Abrunhosa, apelou aos autarcas para que definam as prioridades para os seus concelhos. E referindo-se concretamente, ao concelho de Miranda do Douro, a ministra, elogiou, novamente, o plano estratégico elaborado pelo Movimento Cultural da Terra de Miranda (MCTM).

No âmbito fiscal, a ministra lembrou que o atual governo, através do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais ordenou à Autoridade Tributária (AT) a avaliação e inscrição das matrizes das barragens da Lei do Cadastro, de modo a avançar com a cobrança do Imposto Municipal Sobre este tipo de Imóveis (IMI).

“Ainda no âmbito fiscal, estamos a planear uma experiência-piloto para este território”, adiantou.

No final da cerimónia, no salão nobre do município, a ministra foi presenteada com uma capa d’honras mirandesa, um dos símbolos da Terra de Miranda.

“Obrigada, estes gestos de carinho fazem-nos muito bem!”, agradeceu, Ana Abrunhosa.

Depois, a comitiva dirigiu-se para o recém-concluído parque de estacionamento, localizado na zona envolvente ao castelo de Miranda do Douro, onde a autarca mirandesa, Helena Barril, acompanhada de Ana Abrunhosa e Isabel Ferreira, descerraram a placa de inauguração.

Do parque de estacionamento, as governantes viajaram até à localidade de Picote, para inaugurar o ecomuseu Terra Mater – Ecoturismo e Sustentabilidade na Terra de Miranda.

Aí, foram recebidas pelo presidente da freguesia de Picote, Jorge Lourenço, que no seu discurso explicou que este novo novo espaço cultural visa tornar o território mais atrativo.

“Conseguimos reunir apoios públicos e privados para construir este ecomuseu Terra Mater, em Picote. Para além disso, estamos também a construir os carreirones ou percurso pedestres até ao rio Douro e ao Barrocial do Douro, para aí visitar os edifícios da arqutitetura moderna. No concelho já temos qualidade de vida, mas precisamos continuar a valorizar os recursos endógenos”, apontou.

De acordo com o autarca picotês, as proxímas atividades no ecomuseu Terra Mater, são os Encontros Primavera, agendados para os dias 7, 8, 9 e 10 de junho. E as residências artísticas, que se inciaram logo após a inauguração, a 11 de maio.

O Ecomuseu Terra Mater teve um custo total de cerca de 200 mil euros e foi financiado pelo programa Norte 2020 e beneficuou dos apoios da Câmara Municipal de Miranda do Douro e da Movhera.

Segundo a FRAUGA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote, com a nova sala de exposições, o Ecomuseu Terra Mater vai receber a visita de mais 5 mil turistas por ano.

A inauguração do Ecomuseu Terra-Mater encerrou com degustação de produtos regionais no salão da Casa do Povo, em Picote.

HA

Deixe um comentário