Inovação: Empreende XXI apoia a criação de empresas no interior

Estão a decorrer até 28 de dezembro, as candidaturas ao Empreende XXI, um programa de promoção do empreendedorismo, que apoia a criação de novas empresas, em particular no interior do país, onde é urgente fixar pessoas e dinamizar a economia local.

Carla Branco, consultora da Partnia, informou que este programa de apoio a novos empreendedores é desenvolvido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), em parceria com a Startup Portugal e premeia a qualidade dos projetos.

A também responsável pela incubadora 3INT – Incubadora para a Inovação do Interior e Negócios Transfronteiriços, sediada em Vimioso, sublinhou que as candidaturas provenientes dos territórios de baixa densidade populacional têm uma majoração.

“Dada a importância que o tecido empresarial tem para a fixação de pessoas e a dinamização da economia local, o concelho de Vimioso, pela sua interioridade e baixíssima densidade populacional, está numa posição privilegiada para concorrer ao programa Empreende XXI”, realçou.

Quem é elegível?

Podem candidatar-se ao Empreende XXI, as pessoas com mais de 18 anos, inscritas no IEFP, que queiram desenvolver uma ideia de negócio “económico-financeiramente viável”.

“Este programa apoia a criação de novas empresas. As pessoas que já têm uma atividade, mas pretendem iniciar outra área de negócio também podem candidatar-se”, disse.

Segundo o regulamento, os candidatos não necessitam de estar a receber subsídio de desemprego ou a realizar formação, devendo apenas ter a situação contributiva regularizada.

O Empreende XXI aceita projetos de criação de empresas ou do próprio emprego, nomeadamente a constituição de entidades privadas com fins lucrativos; a constituição de cooperativas; e o desenvolvimento de atividade como trabalhador independente, com rendimentos empresariais ou profissionais.

O programa apoia a criação e desenvolvimento de novos projetos empresariais, num montante até 85% do total elegível, 40% via subsídio não reembolsável e 45% via empréstimo sem juros. Os restantes 15% deverão ser assegurados por capitais próprios. O apoio do IEFP não pode exceder os 200 mil euros.

Quem acompanha?

Para prestar apoio às candidaturas, foi criada uma rede de entidades de acompanhamento, composta por incubadoras espalhadas por todo o país, que vão acompanhar os empreendedores, desde o processo de candidatura até à sua execução.

Em Vimioso, este apoio é prestado pela incubadora 3INT – Incubadora para a Inovação do Interior e Negócios Transfronteiriços, na qual Carla Branco é colaboradora.

“O papel da incubadora 3INT é apoiar e acompanhar as pessoas que queiram investir no concelho de Vimioso. Inicialmente, a nossa colaboração é no desenvolvimento do plano de negócios (as despesas, as receitas, etc.) que terá de ser submetido na plataforma do Empreende XXI”, indicou.

Após a submissão, as candidaturas vão ser avaliadas por uma incubadora de outro distrito.

“Quando a candidatura é aprovada, a incubadora presta apoio no desenvolvimento do projeto, em áreas como o marketing e o networking”, acrescentou.

Em Vimioso, entre as candidaturas já submetidas ao programa Empreende XXI, a responsável pela Incubadora 3INT, destacou projetos ligados à apicultura, ao turismo e à pastelaria/restauração.

As candidaturas decorrem de 3 de abril até 28 de dezembro, sendo que o encerramento das inscrições poderá ser antecipado, caso seja atingida a dotação orçamental do programa de 20 milhões de euros.

HA

Deixe um comentário