Constantim: “Nossa Senhora da Luz é uma autêntica festa transfronteiriça” – Helena Barril

Concluiu-se este Domingo, dia 30 de abril, a romaria internacional em honra de Nossa Senhora da Luz, uma celebração religiosa que continua a ser uma festa transfronteiriça, dada a grande afluência de portugueses e espanhóis, à capela construída na fronteira entre Portugal e Espanha.

A capela de Nossa Senhora da Luz está construída a 895 metros de altitude, em plena fronteira com Espanha.

No Domingo, dia 30 de abril, o momento mais aguardado da romaria internacional foi a missa campal realizada ao início da tarde.

Esta celebração foi presidida pelo padre Manuel Marques, pároco de Miranda do Douro, que teve a seu lado, o pároco de Moveros (Espanha), o padre Pablo Cisneros.

Sobre a grande afluência dos espanhóis à romaria fronteiriça, o sacerdote espanhol, explicou que tal se deve à grande devoção mariana que existe nos dois lados da fronteira.

“Maria é para nós uma luz, que nos ajuda a enfrentar as dificuldades e obscuridades da vida. Há muitos anos que espanhóis e portugueses apreciam esta festa. Aqui reunidos somos uma mesma família.”, disse.

Na homília, o pároco de Miranda do Douro dirigiu-se às centenas de pessoas presentes no recinto da Luz e afirmou que a nacionalidade tem pouca importância na Igreja.

“Aqui, na ermida da Luz, não somos portugueses nem espanhóis! Somos povo de Deus! E o nosso pastor é Jesus Cristo. Por isso, é importante conhecê-Lo bem!”, afirmou.

Para conhecer Jesus, o sacerdote recomendou seguir o exemplo de Nossa Senhora, a Mãe de Deus.

“Hoje viemos ter com Maria, a Nossa Senhora da Luz! Sejamos bons filhos, sejamos como Jesus!”, exortou.

A presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, também se juntou às centenas de fiéis na ermida da Luz, para participar na celebração religiosa. Questionada sobre a importância desta romaria internacional para o concelho de Miranda do Douro, a autarca começou por realçar que a fé propicia o encontro entre os dois povos vizinhos.

“Aqui na ermida da Luz vive-se uma enorme devoção a Nossa Senhora, quer pelos portugueses, quer pelos espanhóis. Esta romaria é portanto uma autêntica festa transfronteiriça. E é também uma marca identitária da nossa região, em toda a península ibérica!”, disse.

Todos os anos, a romaria internacional em honra de Nossa Senhora da Luz é organizada pela população de Constantim. Neste ano, coube a Humberto Vara e a esposa, coadjuvados por mas três casais, a preparação da festa. Assim sendo, ao longo do ano, os quatro casais responsabilizaram-se por exemplo, pela limpeza da ermida e a manutenção da área envolvente.

“Este ano, fizemos uma limpeza minuciosa de toda a capela. Outra tarefa foi encomendar os restauros da cruz e do sino. Também instalámos o ramal de eletricidade, que disponibiliza condições excelentes para a organização da festa”, indicou.

Segundo os mordomos, os dias que antecedem a romaria são muito trabalhosos, pelo que solicitam a ajuda de mais pessoas voluntárias na aldeia de Constantim.

“O mais gratificante em ser mordomo da festa em honra de Nossa Senhora da Luz é a entreajuda que se estabelece na comunidade. Sem a ajuda de todos não seria possível organizar uma festa desta dimensão”, disse.

Nos dias da romaria internacional, a maior satisfação para a organização é ver o recinto da ermida da Luz cheio de gente e os feirantes satisfeitos, pois é um sinal de que vão voltar no próximo ano.

HA

Deixe um comentário