Bragança-Miranda: Diocese sem bispo há mais de um ano “não é aceitável” – Presidente da CEP

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) considera que o processo para a nomeação de bispos “não está a funcionar” e “não é aceitável” que a diocese de Bragança-Miranda esteja sem bispo há mais de um ano.

O processo de nomeação dos bispos não está a funcionar. Há duas dioceses que estão sem bispo há mais de um ano. E isto não é aceitável, disse D, José Ornelas, defendendo a necessidade de “agilizar e tornar mais participativo” o processo de eleição dos bispos.

As dioceses de Bragança-Miranda e de Setúbal estão a aguardar a nomeação de novos bispos, depois de José Ornelas ter transitado para Leiria e José Cordeiro para Braga, respetivamente.

Dizendo não dispor de elementos que lhe permitam confirmar informações que dão conta de alegadas recusas por parte de alguns padres para serem elevados ao episcopado, acredita, porém, que não será esse o motivo para os atrasos nas nomeações.

“Não creio, porque daquilo que sei, algumas [situações] têm durado demasiado tempo para serem enviados os processos”, afirma, admitindo que alguma coisa poderá ser alterada no âmbito do Sínodo que a Igreja está a viver até 2024.

“Eu penso que algumas coisas podem mudar. Neste momento, há uma grande participação em termos de consulta de pessoas, de leigos, padres, bispos. Mas isto pode ser organizado de outra forma, agilizando melhor e tornando mais rápido e eficiente o processo de escolha”, diz José Ornelas, admitindo que os padres possam ter dúvidas em aceitar o cargo.

Segundo o presidente da CEP, “é um discernimento que se tem de fazer, um discernimento na disponibilidade”.

“Mas também posso aceitar que alguém diga ‘não, não me sinto’ [disponível para o cargo]. E pode não ser simplesmente uma questão de comodidade ou não querer”, sublinha.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário