Miranda do Douro: Município vai recriar Guerra do Mirandum

De 5 a 7 de maio, o município de Miranda do Douro vai fazer uma recriação histórica da Guerra do Mirandum, numa data em que se assinalam 261 anos desta histórica batalha, que opôs aos portugueses aos invasores espanhóis, em meados do século XVIII.

A 8 de maio de 1762, a praça-forte de Miranda do Douro explodiu e tornou-se num dos momentos mais trágicos da história da cidade. De acordo com o historiador, António Rodrigues Mourinho, mais de 400 pessoas perderam a vida durante esta batalha.

O objetivo desta recriação histórica passa por reviver os heroísmos e as fatalidades da Guerra do Mirandum, que está relacionada com a Guerra dos Sete Anos (1756 a 1763).

Recorde-se que a Guerra dos Sete anos foi provocada pela rivalidade colonial e económica anglo-francesa e opôs a Inglaterra contra a França, tendo envolvido outros países, entre os quais Portugal.

De acordo com uma nota do município de Miranda do Douro, “a recriação histórica vai representar o ambiente barroco do século XVIII, com um mercado popular da época e as peripécias da guerra”. Durante o certame haverá várias atividades lúdicas tais como música, canto, dança, malabarismo e acrobacia, jogos de destreza, treino de armas, entre outros.

Fonte: Lusa e HA

Deixe um comentário