Sendim: Partilha do Folar encerrou as celebrações da Páscoa

No dia 10 de abril, a vila de Sendim encerrou as celebrações e atividades da Páscoa, na praia fluvial dos Pisões, com a degustação do folar e da bola doce, uma atividade promovida pela junta de freguesia local e que teve como propósito reviver comunitariamente a tradição familiar da partilha do folar de Páscoa.

Este ano, a Semana Santa e o Tríduo Pascal foram vividos com muita intensidade pela população de Sendim, dada as várias celebrações religiosas e as atividades organizadas pelas junta de freguesia e as associações locais.

De acordo com o presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, este ano, a participação dos sendineses nas celebrações religiosas superou todas as expetativas.

“Há muitos anos que não se registava tanta alfuência de pessoas para participar nas procissões do Senhor da Piedade, na Quinta-feira Santa, e na procissão do Senhor da Boa Morte, na Sexta-feira Santa”, disse.

A par das celebrações religiosas, a população de Sendim teve a oportunidade de usufruir de outras atividades como uma prova de vinhos; o encontro de músicos sendineses; o trail das Arribas do Douro; e o tradicional jogo de futebol casados vs solteiros.

“Todas estas atividades realçaram traços caraterísticos da população de Sendim, como são a atividade agrícola do cultivo da vinha e o fabrico de vinho; a veia musical dos sendineses; a beleza natural da natureza junto ao rio Douro; e a afeição das pessoas a esta terra”, explicou o autarca.

Sobre a prova de vinhos, Luís Santiago referiu que no debate, orientado por António Picotês, foi transmitido aos agricultores que as castas velhas são um valioso património de Sendim que é importante preservar.

No sábado, dia 8 de abril, o Trail das Arribas do Douro trouxe à vila de Sendim mais de 300 pessoas, entre atletas e acompanhantes, para participar nesta prova desportiva que deu a conhecer a beleza natural desta vila, localizada junto ao rio Douro.

Na tarde de sábado, o jogo de futebol entre os casados e os solteiros, foi mais um momento de confraternização e convívio entre os sendineses, tendo o resultado final ditado um empate a 4-4.

“No Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor, iniciámos o dia com o tradicional repicar dos sinos. E antes da celebração da Missa houve o tocar do gaiteiro no campanário da Igreja”, sublinhou.

Na tarde de Domingo de Páscoa, a praça central, em Sendim encheu-se de gente para assistir aos concertos do grupo Fado D’Alma e da Associação Filarmónica Mirandesa.

“Gostei muito de ver a praça cheia de gente para acompanhar os concertos neste dia de Páscoa. Para os mais novos, a junta de freguesia organizou a atividade da caça aos ovos de Páscoa”, disse.

Em Sendim, as atividades de Páscoa encerraram na segunda-feira, dia 10 de abril, com a degustação do folar e da bola doce, na praia fluvial dos Pisões.

“Para manter viva a tradição do folar, a União de Freguesias de Sendim e Atenor decidiu organizar uma tarde de convívio, com a degustação do folar de carne e da bola doce. Este encontro na praia fluvial dos Pisões, teve outros atrativos como o passeio de barco pelo rio Douro e a caminhada pela carrreirão dos Pisões”, concluiu.

A desgustação do folar e da bola doce, na praia fluvial dos Pisões, foi acompanhada de uma passeio de barco pelo rio Douro.

HA

Deixe um comentário