Miranda do Douro: Município vai registar o número e a antiguidade das Capas d’Honra Mirandesas
No próximo Domingo, dia 26 de março, Miranda do Douro vai voltar a celebrar a Exaltação da Capa d’Honras Mirandesa, numa cerimónia anual, em que o propósito é continuar a promover e valorizar esta peça de vestuário tradicional, tida como um dos símbolos identitários da Terra de Miranda.
Para a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, a cerimónia deste ano dedicada à Capa d’Honras Mirandesa tem ainda mais significado, dada a recente inscrição da arte de confecção desta indumentária, no Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial.
“Com a inscrição no património imaterial, a Capa de Honras Mirandesa é considerada uma das peças mais emblemáticas do vestuário tradicional de Portugal. Destaco, por isso, o papel das gentes da nossa região, que fizeram desta peça de vestuário uma das mais representativas marcas identitárias da Terra de Miranda”, justificou.
Para valorizar ainda mais a Capa d’Honras Mirandesa, na cerimónia do próximo Domingo, dia 26 de março, o município de Miranda do Douro vai iniciar o registo do número de capas d’honra existentes e anotar a sua antiguidade.
Com o propósito de assegurar a preservação da arte de confeção da Capa d’Honras Mirandesa, Helena Barril, informou que estão a realizar um trabalho conjunto com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), no sentido de ministrar cursos de aprendizagem de manufaura desta peça de vestuário tradicional.
“Dada a urgência em salvaguardar este património cultural imaterial que é a Capa d’Honras Mirandesa, o município de Miranda do Douro, tudo fará para promover e proteger este legado”, disse.
“É por isso um elemento cultural agregador, que merece ser apoiado”, justificou.
Segundo o programa, a cerimónia vai iniciar-se às 9h00 de Domingo, com a concentração dos participantes na avenida Aranda del Duero. Aí reunidos, os cerca de 200 participantes esperados, poderão fazer a inscrição para o almoço (20€), na sede da freguesia de Miranda do Douro.
Após a missa, segue-se a sessão solene da Exaltação da Capa d’Honras Mirandesa, durante a qual vão ser proferidos vários discursos pelas autoridades locais.
A cerimónia na concatedral vai concluir-se no adro, com novas atuações dos grupos etnográficos convidados e com uma fotografia de grupo, com todos os participantes envergando as capas d’ Honra.
O encontro termina com o almoço no Restaurante Estalagem Santa Catarina, onde serão entregues a todos os participantes o diploma de participação, um folheto documental sobre a história da Capa d’Honras Mirandesa e uma oferta protocolar.
HA