Miranda do Douro: Feira da Bola Doce Mirandesa vai “adoçar” a Semana Santa

A Feira da Boa Doce Mirandesa vai decorrer na Semana Santa, nos dias 6, 7 e 8 de abril, no Largo do Castelo, em Miranda do Douro, onde para além do espaço de exposições, com os produtores locais e regionais, o público poderá acompanhar as celebrações religiosas e assistir aos concertos da fadista Sara Correira, dos Quarteto Abalone e dos Galandum Galundaina.

A presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, adiantou que tal como no ano anterior, espera a vinda de muito público à cidade, para visitar o certame dedicado à Bola Doce Mirandesa e a outros produtos tradicionais da Páscoa, como são o folar, os dormidos e o cordeiro mirandês.

“No ano passado, a feira da Bola Doce Mirandesa teve um grande sucesso, pois estávamos a sair da pandemia e havia uma grande vontade das pessoas saírem do isolamento e participarem em eventos sociais. Neste ano, renovo o convite para visitarem Miranda do Douro e a nova edição da Feira da Bola Doce Mirandesa”, disse.

Nos três dias do certame, os grupos de pauliteiros e gaiteiros do concelho mirandês vão animar o espaço dos expositores, onde vai ser possível encontrar uma grande variedade de produtos como a Bola Doce Mirandesa, o fumeiro, o vinho, o azeite, os frutos secos, o artesanato local e muitos outros produtos.

Recorde-se que a Bola Doce Mirandesa é um dos ícones gastronómicos da Terra de Miranda. Segundo a tradição, este doce é confecionado com farinha de trigo, ovos, canela, açúcar, fermento padeiro, manteiga, azeite e sal.

Para dar visibilidade às raças autóctones existentes na região, o município de Miranda do Douro informa que vão ser expostos exemplares dos bovinos mirandeses, dos ovinos de raça churra galega mirandesa, dos cabritos transmontanos, dos cães de gado transmontanos, dos burros de Miranda e dos suínos bísaros.

No que concerne à programação cultural e religiosa, a Feira da Bola Doce Mirandesa vai presentear os visitantes, na quinta-feira santa, com o concerto de Páscoa, interpretado pelo grupo Quarteto Abalone (16h00), na Igreja de Santa Cruz. Às 21h00, celebra-se a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, com a cerimónia do Lava-pés, na Igreja da Misericórdia. E o dia culmina com o concerto da fadista, Sara Correia.




Na Sexta-feira Santa, o destaque é o VIII Concurso da Bola Doce Mirandesa, às 15h30. No programa religioso, realiza-se a procissão do Enterro do Senhor, às 21h00.

No Sábado Santo, para além do concurso do folar de carne, o grande destaque é o concerto dos Galandum Galundaina, que vai encerrar a edição deste ano da Feira da Bola Doce Mirandesa.

Segundo o município de Miranda do Douro, este certame anual tem como principal objetivo contribuir para a divulgação, promoção e venda dos produtos locais e regionais. Simultaneamente, o evento dinamiza outros setores de atividade como são o turismo, a hotelaria, a restauração e fomenta o convívio entre a população local e os visitantes.

HA

Deixe um comentário