Sendim: Associação de Pauliteiros quer dar maior visibilidade à dança tradicional

No passado dia 5 de março, realizaram-se em Sendim, as eleições para os órgãos da Associação de Pauliteiros local, tendo sido reeleita a anterior direção, que assume como principais desafios para o triénio 2023-2026, a dinamização dos grupos de pauliteiros e pauliteiras e uma maior aposta no marketing digital para dar maior visibilidade à dança tradicional.

O acto eleitoral decorreu na Casa do Pauliteiro, em Sendim, e os novos órgãos da Associação de Pauliteiros de Sendim são os seguintes: a direção é constituída pelo presidente, David Braz, secretário, Telmo Ramos e o tesoureiro, Pedro Morete.

Na assembleia geral, o presidente é António Mendonça, a 1ª secretária é Andreia Calvário e a 2ª secretária é Inês Branco Fernandes.

O conselho fiscal é composto por Ruben Jantarada, Tiago Marcos e André Afonso.

De acordo com Telmo Ramos, no triénio 2023-2026, a direção agora reeleita, propõe-se dar continuidade à dinamização dos grupos de Pauliteiros e Pauliteiras, de modo a responder aos convites e solicitações que a associação recebe para as atuações.

“Pretendemos também continuar a investir no Festival Ibérico de Pauliteiros. Este festival é realizado anualmente, em Sendim, no primeiro fim-de-semana de agosto. Todos os anos, reunimos vários grupos de dança tradicional da Terra de Miranda e também da vizinha Espanha”, destacou.

Segundo o dirigente, outro grande objetivo da direção da Associação de Pauliteiros de Sendim é apostar no marketing digital e ter uma maior presença nas redes sociais, de modo a dar maior visibilidade às atuação dos grupos de pauliteiros e pauliteiras de Sendim.

“Vamos apostar mais da divulgação, através dos canais digitais e queremos fazer vídeos promocionais das nossas atuações, inclusive com drones”, indicou.

Apesar do despovoamento do território e da falta de jovens, o dirigente da associação referiu que em Sendim têm conseguido manter os grupos de Pauliteiros e Pauliteiras.

“O gosto dos jovens pela participação nos grupos de pauliteiros deve-se ao testemunho que as várias gerações vão passando uns aos outros. E esse sentido de pertença torna-se mais forte, graças ao convívio e às viagens que os jovens realizam juntos, no decorrer das atuações em Portugal e no estrangeiro. Por outro lado, os jovens estão conscientes de que a participação associativa é uma mais valia para o seu desenvolvimento pessoal, social e até profissional”, explicou.

As atuações em Portugal e no estrangeiro, são a principal missão dos pauliteiros e pauliteiras de Sendim. Nestas atuações, os grupos de dançadores e músicos são verdadeiros embaixadores da Terra de Miranda. E a recetividade do público é segundo, Telmo Ramos, extraordinária.

“As pessoas ficam maravilhadas com as atuações dos pauliteiros da Terra de Miranda. Destaco que nesta dança tradicional há uma junção da cor dos trajes, com os movimentos entrelaçados, o bater dos paus e o som da gaita-de-foles, que torna esta dança tradicional única em todo o mundo”, concluiu.

Atuação das Pauliteiras de Sendim.

HA

Deixe um comentário