Futsal: Mirandeses conquistaram a Taça Distrital

Num jogo emocionante, com muitos golos e alternância no marcador, o Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) conquistou a Taça Distrital de Futsal, ao vencer a final, por 6-8, no prolongamento, a equipa brigantina da Escola de Futsal Arnaldo Pereira.

O recém-criado Clube Desportivo de Miranda do Douro conquistou o seu primeiro troféu, ao vencer a Taça Distrital de Futsal, na época de estreia.

Após afastarem na véspera, o Sporting Clube de Moncorvo e o Grupo Desportivo Torre Dona Chama, as equipas de Miranda do Douro e da Escola de Futsal Arnaldo Pereira (Bragança), enfrentaram-se no pavilhão municipal, em Macedo de Cavaleiros.

A final desta competição despertou o interesse de muito público, sobretudo os jovem, os quais assistiram a um desafio com muitos golos e emoção do início até ao apito final.

No jogo, a equipa brigantina da Escola de Futsal Arnaldo Pereira entrou com muita intensidade e logo no primeiro minuto inaugurou o marcador, na sequência de um passe longo e cruzado, com um remate que o guardião mirandês, Pina, defendeu para a frente e na recarga, Nivaldo, fez o 1-0.
Os brigantinos inauguraram o marcador no começo do jogo.

A forte agressividade da equipa adversária e o golo madrugador surpreenderam a equipa de Miranda do Douro, que tardou algum tempo a entrar no jogo. Aos 6 minutos, os mirandeses deram o primeiro sinal de reação numa combinação entre Nickas e Ricky, mas o remate final não levou a direção da baliza brigantina.

Aos 10 minutos, o mesmo Ricky não desperdiçou e fez o empate, 1-1, ao concluir um passe cruzado de Vitor Hugo, para o segundo poste.

O conjunto de Bragança voltou a adiantar-se quatro minutos depois, 2-1, na transformação de um livre direto, executado por João Pinheiro. Este golo animou os jogadores brigantinos, que logo depois (16′), ampliaram a vantagem para 3-1, numa jogada de insistência e com um cruzamento ao poste mais distante, onde estava Hugo Aires para finalizar.

Antes do intervalo (19′), os mirandeses comandados pelo experiente Vitor Hugo, reduziram para 3-2, num remate rasteiro e colocado.

Na segunda parte, foi a vez da equipa de Miranda do Douro entrar com muita intensidade, o que surpreendeu os adversários. Logo no recomeço do jogo, o mirandês, Gaby, fez o 3-3, num desvio feito em carrinho junto ao chão.

O autor do empate entrou muito bem no jogo, a movimentar-se bem e a procurar criar linhas de passe e espaços vazios no ataque da equipa mirandesa.

Animados pela recuperação da desvantagem, os mirandeses adiantaram-se, pela primeira vez, no marcador, aos 31 minutos, quando o influente, Castro, se desmarcou e num remate subtil desviou a bola para o fundo da baliza bragançana, 3-4.

Consumada a reviravolta, a equipa de Miranda do Douro, consolidou ainda mais a vantagem quando Ricky concretizou o 3-5, numa recarga, após o companheiro, Diogo, chutar com potência a bola ao poste da baliza adversária.
O mirandês, Ricky, muito atento fez o 3-5, numa recarga após a bola embater no poste da baliza brigantina.

Os brigantinos que não marcavam desde o minuto 16, responderam por intermédio de Pedro Alves, fazendo o 4-5, num remate repentino, fora da área que surpreendeu o guardião mirandês, Pina.

O golo devolveu confiança à equipa orientada por Manuel Rodrigues e o mesmo Pedro Alves, no espaço de um minuto frenético, fez o empate (5-5) e colocou de novo, a sua equipa na frente do marcador, fazendo também o 6-5.

Nos últimos minutos do jogo, o Clube Desportivo de Miranda do Douro viu-se obrigado a jogar com cinco jogadores de campo para anular a desvantagem.

Numa das jogadas, o guardião brigantino interceptou a bola e tentou rematar rapidamente em direção à baliza mirandesa, mas fê-lo fora da sua área, o que levou a equipa de arbitragem a assinalar falta e o consequente livre direto.
A 15 segundos do fim do jogo, o mirandês, Diogo, assumiu a grande responsabilidade de marcar um livre direto e não vacilou, fazendo o 6-6 e levando assim o jogo para o prolongamento.

Na primeira parte do prolongamento, os mirandeses adiantaram-se no marcador 7-6, numa boa combinação entre Nickas e Vitor Hugo, concluída com um toque de calcanhar já dentro da área bragançana.

No segundo período de 5 minutos extra, Diogo confirmou a vitória da equipa de Miranda do Douro, ao concluir, com êxito, outro livre direto, estabelecendo assim o resultado final de 6-8.

O suado triunfo no jogo coroou os mirandeses como os novos campeões da Taça Distrital de Futsal, da Associação de Futebol de Bragança (AFB).

Equipas:

Escola de Futsal Arnaldo Pereira: Ferro, Pinheiro, Amaro, Pedro, Hugo, Abel, Branco, Mário, Araújo, Dani, Alves, Carlitos, Neto e Nivaldo.

Treinador: Manuel Rodrigues

“Quero dar os parabéns à minha equipa, pois fomos muito competentes e fizemos um grande jogo. Na segunda parte, lamento algumas decisões da equipa de arbitragem que nos prejudicaram. Apesar de tudo, felicito o CDMD pela conquista da Taça Distrital, sendo que também é uma excelente equipa” – Manuel Rodrigues.

Clube Desportivo de Miranda do Douro: Pina, Nickas, Ricky, Diogo, Castro, Guilherme, Rúben, Dinis, Couto, André, Finha, Vitor Hugo, Gabriel e Firmino.

Treinador: Paulo Gonçalves

“Foi um jogo extremamente difícil, disputado entre duas belas equipas e com um público fantástico. Sobre o jogo, houve sucessivas alternâncias no marcador o que tornou o desafio ainda mais emocionante. Nesta final, prevaleceu a raça e o espírito mirandês e agradeço de um modo especial à nossa claque, que foi incansável, do primeiro ao último segundo do jogo!” – Vitor Hugo

“Quero realçar que jogámos contra uma equipa muito jovem, com boas rotinas de jogo, bons taticamente e muito rápidos. Mas uma final é uma final e é para ganhar. O jogo não começou da melhor maneira para nós, mas não desistimos de recuperar da desvantagem. Creio que esse é o segredo desta nossa primeira conquista: este grupo nunca desiste! Vejo isso nos treinos e nos jogos, pela união e o empenho de todos. Hoje fizemos história!” – Ricky, jogador do Clube Desportivo de Miranda do Douro.

“Para chegarmos aqui tivemos que superar vários obstáculos e demonstrar que tínhamos qualidade para discutir a Final Four. No primeiro jogo desta Final Four fomos muito eficientes e conseguimos o objetivo de chegar à final. Sobre o derradeiro jogo, defrontámos um adversário muito aguerrido, que correu muito e nos criou muitas dificuldades. Também por isso, a nossa vitória é ainda mais saborosa. O sonho de conquistar da Taça Distrital tornou-se realidade!” – Nuno Martins, presidente do Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD).

"Quero dar os parabéns ao Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) pela conquista da Taça Distrital de Futsal, da Associação de Futebol de Bragança (AFB). Fiquei muito agradada ao ver o empenho de todos os jogadores nesta final! Foi um jogo extremamente bem disputado e o resultado de 6-8 mostra o grande equilíbrio entre as duas equipas finalistas. Fiquei muito feliz com a vitória, que é resultado do muito querer e da grande entrega dos mirandeses!" - Helena Barril, presidente do município de Miranda do Douro.

Equipa de arbitragem

1º Árbitro: Bruno Cordeiro

2º Árbitro: Pedro Lopes

Cronometrista: Carlos Ventura

3º Árbitro: João Martins

HA

Deixe um comentário