Picote: Limpeza e manutenção dos caminhos rurais reforçou o espírito comunitário

No Sábado, dia 25 de fevereiro, a junta de freguesia de Picote voltou a organizar a iniciativa “Ir a Caminhos”, uma tradição comunitária que teve por objetivo executar trabalhos de limpeza e melhoramento dos caminhos rurais, que simultaneamente promoveu o sentido de pertença entre os picoteses.

De acordo com o presidente da freguesia de Picote, Jorge Lourenço, este trabalho comunitário é a continuação de uma antiga tradição, na qual os habitantes da aldeia se juntam duas vezes por ano, para resolver problemas da localidade.

“Tradicionalmente, nas épocas do Carnaval e do São Martinho, os picoteses reúnem-se para resolver alguns problemas da comunidade, como é a manutenção e abertura de caminhos rurais e outras iniciativas, que contribuam para a melhoria das condições de vida das pessoas”, disse.

Entre as outras iniciativas, o autarca de Picote lembrou a ação da comunidade na canalização da água para a rede de fontanários públicos, na década de 1980 e mais recentemente, a construção da Casa do Povo.

No passado sábado, dia 25 de fevereiro, cerca de 15 pessoas juntaram-se para realizar o trabalho de limpeza, reparação, manutenção e melhoria de cinco caminhos rurais na freguesia de Picote.

“Neste trabalho conjunto de manutenção dos caminhos rurais destaco o aprofundamento do espírito de pertença e solidariedade entre os habitantes de Picote. No final dos trabalhos realizámos um almoço convívio entre todos”, disse.

Segundo Jorge Lourenço, as freguesias são a pedra fundamental na organização do poder democrático, mas não conseguem dar resposta a todos os problemas, pelo que precisam da participação cívica das pessoas que constituem as comunidades locais.

«A iniciativa “Ir a caminhos” é um bom exemplo da participação das pessoas no governo da freguesia e é uma forma de desenvolver o espírito de cidadania”, indicou.

Para a realização dos trabalhos de limpeza e manutenção dos caminhos rurais, a junta de freguesia de Picote contou com o apoio logístico do município de Miranda do Douro, que cedeu as máquinas retroescavadoras.

O autarca picotês acrescentou que o trabalho de melhoramento dos caminhos rurais beneficia também os turistas que regularmente visitam a aldeia de Picote.

“No sábado, aquando da realização dos trabalhos encontrámos um casal, de mochilas às costas, que estava a percorrer um caminho entre Sendim e Picote. E é claro que se os caminhos rurais estiverem em boas condições, isso é do agrado de quem nos visita e dá uma boa imagem à localidade e à comunidade de Picote”, concluiu.

HA

Deixe um comentário