Miranda do Douro: Há feira da chouriça na praça
No sábado, dia 25 de fevereiro, vai realizar-se em Miranda do Douro, a feira da chouriça, um certame que integra a iniciativa do município “Há Feira na Praça” e que tem por objetivo dinamizar a economia do concelho, através da comercialização dos produtos e do artesanato locais.
No próximo sábado, a feira dedicada à chouriça vai decorrer entre as 10h00 e as 17h00, no Largo D. João III, em Miranda do Douro e vai contar com a participação de produtores de várias localidades do concelho, como são Águas Vivas, Sendim, Palaçoulo, Malhadas, Pena Branca e Granja.
Nestas localidades, a chouriça de carne é tradicionalmente condimentada com sal, alho, louro e pimentão e é uma referência no fumeiro da região, podendo pode ser consumida crua, assada ou cozida.
De acordo com o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, estas feiras temáticas tem um triplo propósito: apoiar a comercialização dos produtos locais, dinamizar o centro histórico da cidade e diversificar a oferta aos turistas.
“Nesta altura do ano, para além da chouriça também há muita procura do butelo e das casulas”, destacou o autarca.
No certame que vai decorrer na praça central da cidade, a par da chouriça e do fumeiro também vai ser possível adquirir outros produtos típicos da região como são o pão, o mel, o azeite, os frutos secos, a bola doce mirandesa, o folar, os roscos, os sodos, os vinhos, os licores e o artesanato.
Anteriormente, neste ciclo de feiras temáticas, realizou-se a 26 de novembro, a Feira do Nabo. E no próximo mês de março, vai realizar-se a Feira do Grelo.
HA