Palaçoulo: Monjas trapistas rezam pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ)

Na madrugada do próximo Domingo, dia 22 de janeiro, as monjas trapistas do Mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, vão participar na iniciativa da diocese “24 horas de oração com a JMJ 2023”.

Esta iniciativa vai decorrer em toda a diocese de Bragança-Miranda, das 15h00 do dia 21 de janeiro até às 15h00 do dia seguinte, associando-se à dinâmica nacional lançada pela Fundação Jornada Mundial da Juventude.

De acordo com a madre superiora das monjas trapistas de Palaçoulo, a irmã Giusy Maffini, a participação nesta iniciativa de oração pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023), surgiu com o convite endereçado pela diocese de Bragança-Miranda.

“É com alegria que nos juntamos à oração pelas JMJ! Nós, as monjas trapistas, vamos rezar no turno noturno, entre as 2 e as 4 horas da manhã de Domingo, dia 22 de janeiro. Para nós, é mais simples rezar neste horário, dado que existe uma capela dentro da hospedaria do mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja”, disse.

Para as monjas trapistas a oração é um hábito estruturante do seu modo de vida e por isso dedicam à oração sete momentos em cada dia.

“Através da liturgia das horas associamo-nos à oração da Igreja Universal, mediante a qual o tempo é santificado e se dá glória a Deus na terra. Na oração, pedimos a Deus que acompanhe os homens nesta sua peregrinação terrena e nos conceda a graça e o amor de que precisamos”, explicou.

Referindo-se à oração que vão realizar pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ), agendado entre 1 a 6 de agosto, em Lisboa, a Madre Superiora das Monjas Trapistas de Palaçoulo, disse que vai ser sobretudo um momento de adoração.

«A iniciativa “24 horas de oração com a JMJ 2023” é um momento de adoração do Santíssimo Sacramento. Esta oração consiste em reconhecer e louvar a glória de Deus e pedir-Lhe que nos ajude a levar a bom porto a JMJ 2023”, explicou.

Questionada sobre a participação das Monjas Trapistas no grande encontro das JMJ 2023, em Lisboa, a irmã Giusy Maffini, adiantou que vão participar sobretudo através da oração e do acolhimento a alguns jovens, na hospedaria do mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo.

“Dado que as obras de construção do mosteiro ainda estão a decorrer, a capacidade de acolhermos grupos de jovens ainda é muito limitada. No entanto, a comunidade das monjas trapistas acolhe com alegria a visita dos jovens”, adiantou.

Sobre a construção do mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, que continua a decorrer, a madre superiora, Giusy Maffini, informou que as obras deverão estar concluídas em outubro de 2023.

HA

Deixe um comentário