Ambiente: Aumentou o número de milhafres-reais

A Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural informa que entre 2021 e 2022, aumentou o número de milhafres-reais contados em dormitórios de inverno, em Portugal, segundo um relatório do projeto LIFE EUROKITE.

Segundo este relatório, na contagem de milhafres-reais, foram monitorizados nove dormitórios em Portugal, no ano de 2021, tendo sido contados um máximo de 399 milhafres-reais. Já em 2022, segundo ano em que se fez essa contagem enquadrada no LIFE EUROKITE, em nove dormitórios monitorizados, contaram-se mais 55 indivíduos, totalizando 454 milhafres-reais.

A Palombar explica que este aumento no número de milhafres-reais poderá dever-se a indivíduos que habitualmente permaneciam em Espanha e ter-se-ão deslocado para Portugal, tendo em conta que o país vizinho registou uma queda acentuada na contagem de exemplares em dormitórios de inverno (menos 939), de 2021 para 2022.

Na Europa

Na Europa, o número de milhafres-reais também registou um aumento de 2021 para 2022, tendo passado de 21 848 para 22 886, ou seja, mais 1 038 indivíduos.

Entre 2021 e 2022, as maiores alterações registadas na contagem de milhafres-reais foram identificadas em França (+ 1 122 indivíduos), Espanha (- 939 indivíduos) e Alemanha (+ 561 indivíduos).

Palombar contribui para a contagem de milhafres reais

Desde 2015 que a Palombar contribui para a realização da contagem de dormitórios de inverno de milhafre-real e de indivíduos desta espécie, na região do Nordeste Transmontano.

A nível europeu, esta contagem dos dormitórios e da espécie faz-se habitualmente, no mês de janeiro de cada ano, em ações coordenadas pela LPO, em França.

O milhafre-real (Milvus milvus) é uma espécie ameaçada e legalmente protegida em Portugal, estando a população residente catalogada com o estatuto de ameaça “Criticamente em perigo” e a população invernante com o estatuto “Vulnerável”, segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.

O milhafre-real é uma ave residente e parcialmente migratória (durante o inverno). A população invernante cresce de forma significativa devido à vinda de aves procedentes do centro e norte da Europa para o país.

O relatório “2nd LIFE EUROKITE Winter Count of 267 selected regularly counted Red Kite roosting sites in whole Europe” pode ser consultado na íntegra através da seguinte ligação: event_29_2.pdf (palombar.pt)

HA

Deixe um comentário